Quando a Religião se Faz Arte e Educação
Por: enzocosta • 19/10/2022 • Trabalho acadêmico • 4.055 Palavras (17 Páginas) • 101 Visualizações
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU[pic 1]
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI[pic 2]
Quando a Religião se Faz Arte e educação.
Vanderlei Framil Melo
Itajubá/MG
2018
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU[pic 3]
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI
Quando a Religião se Faz Arte e educação.
Vanderlei Framil Melo
Artigo científico apresentado ao Núcleo de Pós-graduação e Extensão – FAVENI como requisito parcial para obtenção do título Metodologia do Ensino Religioso e Artes.
Itajubá, MG
2018
Vanderlei Framil Melo Quando a Religião se faz Arte e Educação, 2018. Número total de folhas 15pg. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação) Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Faveni, Itajubá, 2018.
RESUMO
O estudo se faz presente na discussão, através de revisão bibliográfica, em saber como o ensino religioso e a arte podem auxiliar professor e aluno no processo da educação que visa resgatar valores esquecidos pela sociedade. Caracterizamos no decorrer do estudo, que o ensino religioso integra os currículos escolares há anos em nosso país e veremos como a escola, professor e aluno lidam com esse tema tão polêmico. Sabemos que a artes ao longo dos séculos retrata transformações comportamentais da sociedade, e, isso precisa ser abordado em sala de aula com professores qualificados que possam levar o aluno a se questionar sobre o que é certo ou errado, respeitando as diferenças entre as pessoas dentro e fora do ambiente escolar.
Palavras Chave: Religião, Escola, Professores, Educação.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------5
2 Capítulo 1 Breve Histórico Sobre Ensino Religioso ----------------------------------7
2.1 O Ensino Religioso no Brasil-------------------------------------------------------------8
2.1.2 Como o Professor de Ensino Religioso deve se capacitar---------------------9
3. Capítulo 2 A Importância das Artes na Sociedade ---------------------------------10
3.1. A Importância das Artes nas Escolas-----------------------------------------------11
3.1.2 Como Minimizar as Dificuldades e Despertar o Interesse Para o Estudo
das Artes.-----------------------------------------------------------------------------------------13
4- Considerações Finais----------------------------------------------------------------------14
5 - Referências----------------------------------------------------------------------------------15
INTRODUÇÃO:
O presente estudo faz-se necessário para atender o término do curso de Pós Graduação em Metodologia do Ensino Religioso e Artes, que fazem parte da grade curricular das escolas brasileiras.
Sabemos que a disciplina de Ensino Religioso na área da educação escolar, ainda provoca diversas discussões, pois esse assunto não só envolve a educação, mas também a sociedade e valores culturais, e a individualidade de cada pessoa.
Arte e religião são dois caminhos pelos quais o homem escapa das circunstâncias para o êxtase, são meios para estados de espírito semelhantes. A arte é uma manifestação do sentido religioso. Se for a expressão de uma emoção, como sou levado a pensar, é a expressão de uma emoção que é a força vital presente em todas as religiões; ou, pelo menos, expressão de uma emoção sentida por aquilo que é a essência de tudo.
Podemos dizer que tanto a arte como a religião são manifestações de sentido religioso do homem, e por “sentido religioso do homem” tem que entender a sua noção de realidade última.
O que não podemos dizer é que a arte é a expressão de qualquer religião particular; fazê-lo seria confundir o espírito religioso com os canais através dos quais flui; seria confundir o vinho com a garrafa.
A arte pode ter muito a ver com aquela emoção universal que encontrou uma expressão corrupta e vacilante em mil credos diferentes, mas não tem nada a ver com fatos históricos ou enfeites metafísicos.
O objetivo geral deste trabalho é entender como a religião e a artes podem ajudar no processo educacional das crianças e qual o papel da escola nessa caminhada.
A justificativa desse trabalho é necessária para que possamos compreender como esses conteúdos podem ser trabalhados em sala de aula com o apoio do professor de ensino religioso e de artes. Sabemos o quanto esses temas são polêmicos e devemos sempre estar atentos no que diz respeito ao modo de se expressar e de cultivar ou seguir qualquer religião, sem prejudicar ou desrespeitar ao próximo.
Utilizando como linha de pesquisa “metodologia de ensino” levantam-se os seguintes questionamentos: o que é a religião? Como devemos ensiná-la? Qual a relação entre a religião e a artes? Como o professor deve se preparar? Essa pesquisa será realizada e baseada em estudos que foram feitos por diversos autores que buscam compreender a relação entre a religião e a artes no processo de ensino e aprendizagem.
No 1º capítulo será feito o relato sobre o ensino religioso no contesto escolar e familiar. Como esse tema deve ser trabalhado em sala de aula.
...