Respostas Da Autoatividade De Pastoral Urbana
Por: robertacarneiro • 12/9/2024 • Trabalho acadêmico • 1.784 Palavras (8 Páginas) • 56 Visualizações
RESPOSTAS CAPÍTULO 1 – PASTORAL URBANA
ALUNA: CLAUDIA ROBERTA CARNEIRO DIAS
SÉRIE: 1º ANO TURMA: SÁBADO
1ª) As cidades surgem a muito tempo, seu conceito é de um assentamento permanente, onde as pessoas se reúnem e surge outras atividades além da agricultura, como por exemplo o comércio.
2ª) Uma grande cidade possui um centro financeiro, onde grandes companhias e shoppings centers estão localizados além de uma densidade demográfica elevada.
3ª) A urbanização do Brasil ocorreu de forma tardia, após a industrialização das cidades e até a industrialização do meio rural havendo uma migração para as cidades.
4ª) A revolução industrial foi o fator fundamental, pois necessitava de trabalhadores na indústria, mas não havia condições nas cidades de comportar decentemente tal população.
5ª) Existem grandes mudanças no sentido principalmente social, pois as relações rurais são muito mais estáveis, já na cidade são descartáveis e passageiras.
RESPOSTAS CAPÍTULO 2 – PASTORAL URBANA
1ª) No bairro Farolândia, na cidade de Aracaju – Sergipe.
2ª) Temos várias denominações como Congregação Cristã, Assembleia de Deus, Universal, Batista, Testemunha de Jeová e algumas igrejas católicas.
3ª) Sim, muitos assaltos, acidentes de trânsitos, violência doméstica, algumas mortes, etc. Embora estejamos na zona sul, temos alguns locais periféricos, com infraestrutura precária e pessoas que estão em situação de pobreza, o que contribui para todo tipo de marginalidade e temos pontos de tráfico de drogas. A somatização de tantos problemas causa todo tipo de violência como se pode imaginar.
4ª) Tento sempre me comportar de maneira ética e viver segundo os princípios bíblicos para que possa ser sal da terra e luz nesse mundo, Jesus nos deixou a missão do ide e sempre que possível falo do amor de Deus para as pessoas a minha volta.
5ª) Sim, muitas pessoas conhecem a Quadrangular e isso tem muita influência devido ao Sermão do Monte, as boas obras que a igreja vem fazendo e, também, pela pulseira do projeto de vida que se tornou algo de identificação da denominação nos últimos anos.
6ª) Sempre que fazemos ações de grande escala para a comunidade fazemos evangelização convidando os moradores do bairro no qual a igreja está inserida.
7ª) Sim, já foi feito o projeto de cidadania semelhante ao projeto Lucas, fazemos eventos dos grupos missionários e sempre saímos em evangelização com panfletos, visitas nas casas, distribuição de sopas para grupos em situação de rua etc.
RESPOSTAS CAPÍTULO 3 – PASTORAL URBANA
1ª) Paulo tinha boa relação com as pessoas, era um homem culto, mas que manejava bem as palavras em qualquer contexto, assim, ele focava em levantar líderes nas próprias comunidades onde fundava as igrejas, capacitando-os e dando-lhes autonomia para que continuassem o trabalho quando Paulo partia para outras localidades.
2ª) A igreja precisa transpor as paredes da igreja local e ir levar a palavra à comunidade, para tanto precisa se relacionar com ela, fazer ações que chamem a atenção das pessoas, demonstrar preocupação com os menos afortunados e levar a palavra de Deus avante, é preciso que haja uma motivação assim como Paulo tinha, fomos convocados para ir aos confins da terra, expandir o Reino de Deus aqui na terra e isto implica em interação.
3ª) a) Paixão por Cristo: ele era apaixonado por Cristo, teve um verdadeiro encontro com Ele.
b) Paixão pela igreja: o amor que tinha por Cristo, acima de todas as coisas, o compeliu a amar a igreja que para ele tinha profundo valor, ele verdadeiramente se preocupava com aquelas pessoas.
c) Convicção do seu chamado: ele tinha certeza plena de ter sido convocado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Cristo.
d) Necessidade das pessoas: ele sentia o quanto o mundo necessitava das Boas Novas.
e) Convicções teológicas: ele era firmado na palavra de Deus, não se deixava levar por qualquer vento de doutrina.
4ª) Através do Espírito Santo é que a pregação pode e consegue transformar corações de pedra em corações de carne. Era uma estratégia de Paulo, fruto de um relacionamento íntimo com Deus, demonstrado em sua vida, na sobriedade de suas cartas, na seriedade de seu ministério e na autoridade que ele possuía. Paulo procurava sempre estar no centro da vojntade de Deus, revelada por meio do Espírito Santo.
5ª) Escolha os fiéis; Ore pedindo sabedoria; Aproveite os talentos de cada pessoa. Preste reconhecimento aos liderados que escolheu.
RESPOSTAS CAPÍTULO 4 – PASTORAL URBANA
1ª) Em 2022 pesquisa revelou que Sergipe tem cerca 45,6% da população em condição de pobreza.
2ª) Do meu ponto de vista pobreza vai muito além falta do que é necessário para o bem-estar material como alimentos, moradia, terra e outros ativos. Também é a falta de educação, falta de conhecimento social, espiritual e emocional, pois de nada adianta suprir uma pessoa com suas necessidades físicas e fisiológicas se não transformamos a vida daquela pessoa nos outros aspectos, corre o risco de mesmo suprindo inicialmente as necessidades básicas ela volte para a situação de pobreza por não ter condições de suportar e se adequar a realidade das pessoas que tem todas as outras necessidades supridas.
3ª) É um termo que se refere a uma pessoa que vive em condições de extrema pobreza ou que lhe falta o necessário. Dessa forma, geralmente são pessoas esquecidas, desprezadas, excluídas, ao ponto de serem pessoas malvistas e alguns acharem que ele, não deveriam existir, viver ou estar na sociedade.
4ª) Profissional da miséria é aquele que tira proveito da situação de dificuldade do outro. Podemos citar como exemplo o bolsa família no nosso país, muitas das famílias recebem o dinheiro sem realmente necessitar dele e com isso, preferem este tipo de comodidade a arrumar um trabalho. Outro exemplo, são de pessoas que são os profissionais da favela, gente que vive ali porque tem mais apoio do poder público que se morasse em outra parte. Gente que sabe tirar proveito da situação e faz disto uma profissão, a de lamentar a miséria como forma de arrecadar fundos. A miséria pode ser uma profissão. Para desgraça dos verdadeiros miseráveis.
...