Autoatividade Cap. 01 Pastoral Urbana
Por: ThamSouza • 21/3/2024 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
NOTA |
INSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR
PASTORAL URBANA
AUTOATIVIDADE CAPITULO 1
Nome: Tamaralani Bomfim Souza | Série:1 | Data de Entrega: |
QUESTÕES:
- Como acontece o desenvolvimento histórico da cidade?
As cidades nascem a partir de agrupamentos de pessoas. Esses agrupamentos ou assentamentos permanentes passam a desenvolver-se e crescem no processo organizatório, passam ter poder político, econômico e social.
Seus habitantes deixam de viver da produção em fazendas e passam a exercer diversas funções econômicas e especializadas, onde o comercio, e o poder passam a ser centralizados.
- O que marca uma grande cidade, quais são suas estruturas de funcionamento?
Uma grande cidade é marcada por alta concentração demográfica, possuem centros financeiros, fabricas, industrias, instituições financeiras, são sedes de grandes companhias, shoppings centers. Há grande desenvolvimento econômico, poder político, poder comercial, entre outros, capazes de gerar desenvolvimento econômico e sustento para seus habitantes.
- Como se deu o processo de urbanização no Brasil?
O Brasil deixou de ser um pais essencialmente rural no fim da década de 60, quando a população urbana chegou a 55,92%. No lugar do serviço braçal passou a utilizar maquinários. Os moradores do campo passaram a migrar para as cidades onde havia maior desenvolvimento econômico e social.
- Qual foi o fator fundamental para promover o início das favelas?
Com a revolução industrial houve uma maciça migração de pessoas do campo para a cidade, pois lá encontravam-se muitas oportunidades de melhoria de vida. Com o crescimento populacional vieram os problemas sociais, econômicos e políticos, gerando pobreza e favorecendo para o crescimento desordenados de determinadas regiões formando assim o início das favelas.
- Cite algumas mudanças drásticas do campo para a cidade.
Ocorrem muitas mudanças! A vida no campo é mais tranquila, porém o meio de prover sustento é basicamente por trabalho manual, já na cidade os trabalhos em sua maioria requerem mais do intelecto. Há mudanças convívio social, na alimentação, locomoção. Mudanças no estilo de vida e muitas vezes até comportamental.
...