Resumo ITP Pastora Mafalda
Por: GuiHeros • 22/11/2018 • Resenha • 629 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
Capitulo 03
Neste capitulo aprendemos como: seguir Jesus, seu exemplo e ensinos são sem duvida o mais fascinante projeto de vida. Nesta perspectiva, a nossa compreensão da profissão de fé cristã, deve ser feita a partir do exemplo de vida deixado por Jesus de Nazaré, que implica em nosso compromisso em imitar sua pessoa e obedecer a seus ensinamentos.
Vimos também que o processo de construção é um fator necessário para o desenvolvimento de um discípulo; este processo da ao discípulo o senso de valores, e influência inteiramente sua personalidade.
Compreendemos os passos para construir uma vida pessoal com o discípulo, e como continuar a influenciar a sua personalidade. Alguns exemplos são:
- Faça um estudo bíblico sobre alguma característica de caráter que esteja faltando na vida dele. Ajude-o a ver as perspectivas de Deus no problema.
- Crie um ambiente no qual as características de caráter desejadas se evidencie, então é melhor que abrace isto conforme suas próprias convicções.
- É também muito importante pedir a Deus que dê a ele as características de caráter desejadas em sua vida.
Capitulo 04
Vimos no capitulo quatro, que o discipulado implica em obediência radical a Jesus. Esta é a condição básica do verdadeiro discipulado.
Temos que ter em mente que é um perigo afirmar que “reconhece” a autoridade de Jesus Cristo só em palavras, e não na forma de estilo de vida.
Podemos observar que a perseverança é um dos critérios para o discipulado. O discípulo só permanece quando começa de forma correta. Ser atraído pelos milagres não é uma forma correta. Jesus censurou a atitude da multidão ao procura-lo apenas por haver multiplicado o pão (João 6.25-27), e tal atitude se deu pelo fato de a mesma estar equivocada sobre a natureza do ministério de Jesus. O que realmente Jesus quer é uma confissão e fé sincera (João 6.68-69).
Capitulo 05
Neste capitulo conhecemos um exemplo a seguir, um homem comum que superou suas limitações e se empenhou com toda a sua alma em ganhar almas, salvar vidas, e criar discípulos. Barnabé era esse homem, um judeu rico que possuía grande poder, mas não se corrompeu pelo mundo pelo contrario, se tornou uma pedra importante na base da igreja primitiva. Podemos observar a importância de cuidar uns dos outros pois é apenas dessa maneira que se forma discípulos com cuidado.
Devemos ter compromissos com as pessoas, acreditar nas pessoas, ser acessível, dar sem esperar retribuições, dar oportunidade às pessoas, e sempre ajudar as pessoas a alcançarem um nível mais alto. Neste capitulo também vemos que se não deixarmos um legado todo nosso trabalho terá sido em vão, pois sem um líder formado e pronto a dar continuidade aos seus ensinamentos um dia tudo pelo qual você batalhou ira se perder no tempo, por isso devemos ter a incumbência de causar influencia nas pessoas para toda vida, devemos deixar a nossa marca como discipulador, mas acima de tudo devemos ter cuidado com o nosso poder de influenciar, devemos sempre conduzir na direção correta. Devemos assim como Barnabé ver sempre o que as pessoas têm de melhor e saber aproveitar isso a favor do crescimento da obra. Para que a relação discipulador e discipulado de certo deveram: Ter cumplicidade, estabelecer um ambiente de troca de experiências, ajudar de maneira despretensiosa, cultivar o respeito mútuo e reconhecimento da autoridade. Esses são alguns pontos que devemos sempre levar conosco. ter como principio que assim como Barnabé pode influenciar toda uma geração, nós também podemos fazer grandes coisas. Basta apenas se posicionar e deixar Deus agir.
...