TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Dinheiro, Sexo e Poder

Por:   •  8/11/2019  •  Resenha  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA

 DE SÃO PAULO

Teologia do Ministério

Relatório de Leitura

Vivendo na Luz

Dinheiro, Sexo & Poder

John Piper

ALUNO: VERDI MONTEIRO

MATRÍCULA 20191000.02

PROFESSOR SILAS MOLOCHENCO

São Paulo, 23/10/2019

  1. De um modo geral qual foi a sua percepção da leitura do livro de John Piper?

O livro Vivendo na Luz - "dinheiro, sexo e poder” tem uma leitura contagiante, pois além de falar sobre os temas mais controvertidos de nossa caminhada, ele o faz com leveza, sem preconceitos, e com muita sinceridade. O livro nos alerta que o dinheiro, o sexo e o poder não são apenas perigos iminentes, mas são potenciais oportunidades. Eles estão presentes em tudo em nossas vidas, se usados da forma correta, são oportunidades para exaltar a Glória de Deus.

Usando incialmente a metáfora de um iceberg para explicar os perigos destas três temáticas, sugere que vemos apenas a "ponta" dos perigos potenciais dessas tentações. Mas existem os efeitos positivos que cada um desses itens pode ocasionar. O dinheiro, sexo e poder são bons presentes de Deus que podem ser utilizados com grande amor e eficácia no atendimento a outras pessoas e para glorificar a Deus. Criadas como presentes, eles acabam sendo usados ​​como "instrumentos de pecado". Isto porque nos distorcemos seu uso. Porque "dinheiro, sexo e poder, todos têm um potencial único para expressar o valor e a beleza de Cristo", então nós, como cristãos devemos trabalhar para "definir, derrotar e implantá-los", Ou seja, "é preciso saber delimitar essa tríade, derrotar o seu potencial pecaminoso e implantar o seu potencial para serem trabalhados como presentes de Deus".

Dinheiro, sexo e poder, a olhos mundanos, são a tríade da felicidade. O ser humano e a cultura giram em torno desses três eixos e fazem deles a busca mais importante da vida, de modo que esses três elementos são associados diretamente à nossa identidade. Temos a tendência enganosa de admirarmos pessoas que são ricas, cercadas de prazeres mundanos e mais influentes. Nosso relacionamento com essas pessoas pode ser de competitividade porque desejamos de alguma maneira desfrutar de tudo aquilo que o outro tem. No fundo, esse nosso comportamento está muito associado ao fascínio pelo dinheiro, sexo e poder que aquela pessoa detém. Queremos ter o mesmo status social que ela.

Usando a metáfora do sistema solar, o autor nos apresenta o dinheiro, o sexo e o poder como planetas de um sistema em que Deus é o sol. As ações gravitacionais de cada um desses planetas ameaçam usurpar o lugar de Deus como centro de nossas vidas. Não devemos trata-los como agentes estranhos que não devem ter lugar em nossa existência. A palavra de Deus nos mostra outro caminho. Quando Cristo assume seu lugar glorioso no centro do sistema solar de nossa vida, a atração gigantesca de sua beleza que satisfaz plenamente corrige a trajetória irregular de cada planeta e faz todo o sistema harmonioso e equilibrado.

Então, o que é viver na luz? Por certo não significa apenas aquecer-se nos raios solares da presença santa e gloriosa de Deus, significa ser totalmente controlado pelo gigantesco efeito gravitacional de sua beleza que pode satisfazer plenamente em todas as partes – todos os planetas – de nossa vida, incluindo o dinheiro, o sexo e o poder.

Segundo Piper, o Dinheiro, sexo e poder não podem ser vistos como fins em si mesmos, mas sim como um indicador que aponta para algo que os transcende. Se não for assim, seremos infelizes. Basta olharmos para o caso de Salomão e veremos um claro exemplo disso. Em Eclesiastes 2 vemos que Salomão desfrutou de tudo quanto o dinheiro, o sexo e o poder podem oferecer. No entanto, ele conclui dizendo que esse não é o sentido da vida. O Dinheiro, sexo e poder são dádivas de Deus para demonstrar sua bondade e glorificá-lo. Quando os planetas do sexo, dinheiro e poder estão no lugar do sol (Cristo), vivemos vidas superficiais, vazias. Vivemos acreditando que essa tríade pode redimir, pode curar, pode satisfazer. No entanto, essas coisas estão fora do escopo de sua natureza.  O sentido da vida é a satisfação em Deus. Como o próprio Piper diz: “Deus é mais glorificado quando estamos mais satisfeitos Nele.” O Dinheiro, sexo e poder são para a glória de Deus. Deus deve ser sempre o centro de tudo em nossa vida.

  1. O que você pode aprender de novo a partir da leitura do Livro de John Piper?

Confesso que a pergunta proposta não é fácil responder, pois não é com uma colocação simplória que vou conseguir expressar o que eu aprendi na leitura do livro.  A questão da satisfação pessoal é tão pertinente para o ser humano que as pessoas do mundo todo buscam o sentido da vida. Elas o fazem experimentando várias coisas que vão desde a religião ao prazer sem limites. Entendi que a menos que se admita que Deus é o centro de nossa vida, a questão que se refere ao propósito da vida não tem sentido.

Compreendi que a busca pelo sentido das coisas nos prova que o dinheiro, sexo e o poder não trazem um sentido efetivo para vida; podemos até viver estas realidades, mas elas passam e continuamos buscando a essência da vida.  Grande parte desta frustração na busca está no fato de que o homem busca o sentido para vida dentro de si mesmo, esquecendo-se de que é criação e não criador. No pensamento do mundo, toda a responsabilidade é colocada sobre o homem, como sendo ele uma “máquina de respostas e soluções” – não sobra nenhum espaço para busca e dependência de Deus. O propósito da vida é maior que nossa carreira, família, sonhos e ambições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com