Revelação, inspiração e Iluminação
Por: cintiaaaped • 15/4/2016 • Dissertação • 814 Palavras (4 Páginas) • 1.344 Visualizações
REVELAÇÃO, INSPIRAÇÃO, ILUMINAÇÃO
Antes de aprendermos como estudar, interpretar a bíblia, aprenderemos sobre revelação, inspiração e iluminação, pois assim saberemos o porque é tão importante interpretar a bíblia corretamente.
Existem duas categorias de revelação: Geral e especial.
Revelção geral , é Deus se revelando através da natureza , da história, e na vida de todo ser humano, ainda aquele que nunca ouviu falar de Deus e tem costume de adorar deuses é parte da revelação geral através da sua constuição; física, mental, emocional, moral, e sua religiosidade, o que indica espiritualidade.
Como podemos perceber a revelação geral é para todos, e podemos ve-lâ em cada criação de Deus.
A revelação especial é Deus se revelando através da sua palavra e de seu filho Jesus Cristo, só podemos ter a revelação especial através da bíblia sagrada.
Irmãos, a MAIOR revelação de Deus é a sua palavra, por isso a importância de interpretar cada versículo de forma correta, para sabermos o que Deus está querendo nos falar, Cristo deixou sua palavra para falar conosco, infelizmente hoje em dia é muito comum muitas pessoas entregarem profecias sem nenhum respauldo bíblico, fazendo de suas experiências uma verdade, e esquecem que a verdade já está revelada a mais de 2000 anos, só precisamos estuda-lá.
Inspiração é simplesmente a forma que a palavra de Deus foi registrada, a forma que o Espírito Santo influenciou e dirigiu os escritores, a fim de que não cometessem qualquer erro de verdade.
Somos Cristãos fundamentalistas, então sabemos que TODA a escritura sagrada é inerrante e infalível, ou seja: COMPLETAMENTE VERDADEIRA, E NÃO CONTÉM NENHUM TIPO DE ERROS, o Espírito Santo se manifestou a cada autor de uma forma diferente de acordo com a personalidade e profissão de cada um, porém todos eles foram completamente inspirados por Deus, como diz em 2 Timóteo 3:16, 2 Pedro 1:21.
OBS: o apóstolo Paulo faz citações na palavra de Deus dizendo "não é Deus que diz, mas eu que digo", isso é devido a intimidade com Deus e o Espírito Santo que permitiu suas falas.
Iluminação não pode ser confundida com a inspiração, a iluminação ocorre com todos os Cristãos, se refere à influência do Espírito Santo que nos ajuda a entender as coisas de Deus. 1 Co 2:14
A iluminação acontece quando estamos, estudando, lendo ou meditando na revelação inspirada por Deus que é sua palavra.
Então irmãos, revelação é a palavra de Deus, inspiração é como a revelação foi registrada, e iluminação é a influência do Espírito Santo para entedermos á cerca das Escrituras Sagradas,
É importante lembrar que desde a última página escrita na bíblia Deus não mais se revelou para ser escrito qualquer livro bíblico, ap 22:18-19 demonstra isso.
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO
Estudar a palavra de Deus é reservar um tempo com Aquele que o criou e desfrutar do Seu esplendor a cada palavra lida.
Devemos estar dispostos a fazer o melhor e da maneira correta, como para ler um livro lemos capítulos completos e nos esforçamos a compreender a história e interpretar, assim é a palavra de Deus, como conhecer a Deus e negar a sua palavra, ou não se esforçar para entender? Deus com certeza não se alegra cada vez que a lemos de qualquer jeito e não entedemos o que Ele nos diz.
...