Teologia - A Religião Indígena
Por: Daniele Santos • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.827 Palavras (12 Páginas) • 316 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO
Teologia - A Religião Indígena
Daniele C. dos Santos
Kátia Sandalo
Yasmin Tatiana Piva
Piracicaba/SP
2017
1- Introdução
No trabalho em questão, será abordado questões principais sobre o índio e a religião, de maneira a tratar sua situação na sociedade e questões culturais. Apresentaremos a relação que se encontra nas manifestações religiosas indígenas, que se fundamenta essencialmente na ligação com a natureza. Observaremos que a cultura indígena está diretamente interligada com a forma de reverenciamento religioso ao transcendente de cada tribo e sua concepção de divino.
2- Objetivo
A proposta é construir a ideia do “ser indígena”, passando pelas suas mais diversificadas áreas e problemáticas, sua liberdade religiosa, e como ela é tratada e seu direito à diferença num país laico e democrático e possibilitar ao leitor, o compreendimento de algumas da principais características religiosas dos índios do Brasil.
3-Desenvolvimento
Quem são os povos indígenas?
A Organização Internacional do Trabalho designa como povos indígenas os “ grupos étnicos dos países independentes que se distinguem da comunidade nacional por sua situação social, cultural e econômica e que dependem, inteiramente ou em parte, de seus próprios costumes e tradições ou de leis especiais” (3 Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1989.)
“O termo índio e indígena”
Os índios receberam esse nome pois os colonizadores, ao tomarem nossa terra acreditavam ter chegado na Índia. Já o termo “indígena”, vem do latim e significa “o habitante primitivo de uma terra”, no sentido de “originário”, “nativo de um lugar”.
Fazendo uma referência à colonização, vale citar que à partir desse momento a cultura e religião indígena, que poderiam ter sido disseminadas ao longo do tempo até a sociedade atual foi bruscamente ofuscada, fato que fica muito claro se pensarmos que o momento da colonização é citado até hoje como “descobrimento”, ignorando o fato de que os indígenas já habitavam nossa terra e já tinham uma estrutura própria de sociedade, hierarquia, religião e cultura (visão de mundo, crenças, princípios morais, representações ideológicas, etc.), embora fossem primitivas sob o olhar dos colonizadores.
No que difere a religião indígena?
Na religião indígena não há livros sagrados que nos sirvam como fontes
...