Trabalho Religioso Análise De Textos Bíblicos Para O Curso De Teologia
Por: clbermelo • 22/8/2023 • Artigo • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 119 Visualizações
Página 1 de 5
[pic 1][pic 2]
Trabalho Religioso
Análise de textos bíblicos para o curso de teologia
Wellinsson Cleber | 20/04/2013
- Está parte destaca a Criação do Universo e de todos os seres vivos pela palavra e o poder de Deus em seis dias, mostra também toda Divindade de Deus. Justo, que nesse ponto deixa evidenciado a criação de todos as coisas tal como o trabalho humano e o homem. Ainda, destaca a bondade de Deus para conosco, nós tornando um espírito que tem origem Divina. Mostra o descanso do sétimo dia de todas as suas obras e sua santificação de enorme poder. Podemos ver a consagração do Domingo como um dia de adoração.
- Essa parte retrata nossa vida como uma Graça, obtida por Deus através do seu sopro Divino. Deus nos alimenta através de todos as coisas que Deus havia criado, e nos mostra tudo que havia criado para cuidarmos. Apresenta árvore da vida e do conhecimento do bem e do mal.
Êxodo3:1-23
- Está parte descreve a experiência de Moisés e junto com Deus, o encontro que garante a Liberdade do povo de Deus. Moisés, encontra Deus na sarça ardente e recebe a missão de libertar os filhos de Israel do Egito. Deus se revela a Moisés como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e lhe dá o seu nome: "EU SOU O QUE SOU". Moisés dúvida por medo ou dúvidas em aceitar a missão, mas Deus lhe promete que fará maravilha no Egito.
- O texto destaca a compaixão de Deus pelo seu povo e sua disposição em agir em favor daqueles que clamam por sua ajuda. Ainda, apresenta a revelação de Deus a Moisés como o Deus dos patriarcas e o libertador do seu povo, mostrando a sua soberania e a sua misericórdia para com aqueles que confiam nele. A mensagem é que Deus ouve o clamor dos que sofrem e age em favor deles, e que ele chama pessoas comuns para serem instrumentos de sua vontade.
Levítico 19 1:18
- Esse texto começa com uma declaração do Senhor a Moisés, ordenando que ele fale à congregação dos filhos de Israel, dizendo-lhes que eles devem ser santos, assim como o Senhor é santo. Em seguida, o texto apresenta várias leis e mandamentos, que visam estabelecer um padrão de comportamento para o povo de Israel. Esses mandamentos incluem o respeito aos pais, a observância do sábado, a proibição de adorar ídolos, a oferta de sacrifícios pacíficos e a colheita da terra.
- O texto também enfatiza a importância da justiça e da honestidade, proibindo o furto, a mentira, o juramento falso e a opressão do próximo. O Senhor ordena que o povo trate os outros com respeito e amor, não amaldiçoando ou colocando tropeços diante dos cegos ou surdos. O Senhor também enfatiza a importância de não fazer fofoca, de não se vingar e de amar o próximo como a si mesmo.
- Conseguimos observar que o Senhor está estabelecendo um padrão de comportamento para o povo de Israel que seja digno de um povo santo, que busca viver de acordo com a vontade de Deus. As leis e mandamentos apresentados no texto visam promover a justiça, a honestidade e o amor entre os membros da comunidade, bem como a relação correta com Deus.
- Além disso, o texto também enfatiza a santidade de Deus, e como o povo de Israel deve refletir essa santidade em sua própria vida. Isso implica em evitar a idolatria, em oferecer sacrifícios pacíficos e em viver de acordo com os mandamentos divinos. A importância da santidade e da obediência a Deus é destacada ao longo do texto, reforçando a ideia de que o povo de Israel deve buscar agradar a Deus em tudo o que faz.
Números 22-24
- Este parte relata a história de Balaque, rei dos povos moabitas, onde ele fica do medo do povo de Israel em sua terra e pediu a Balaão, um adivinho, que os amaldiçoasse. Só que Deus fala com Balaão e diz que ele não deveria amaldiçoar o povo de Israel, pois eles eram abençoados. Balaão recusou-se a ir com os mensageiros de Balaque, só que ele acaba indo com eles mesmo contra a vontade de Deus. Durante a viagem, a jumenta de Balaão vê o anjo do Senhor, mas Balaão não o vê, e espanca a jumenta repetidas vezes. O anjo do Senhor então aparece para Balaão e explica que a jumenta salvou sua vida.
- Deus aparece para Balaão e instrui que ele só pode falar o que Deus permitir. Balaão tenta amaldiçoar os israelitas, mas acaba os abençoando três vezes. Balaque fica frustrado, mas Balaão explica que só pode falar o que Deus permite. O trecho descreve o ritual de sacrifício em sete altares que Balaão e Balaque realizam. No final, Balaão pede a Balaque que edifique sete altares e ofereça sete novilhos e sete carneiros.
- podemos perceber a importância de obedecer a Deus acima de todas as coisas, mesmo que isso signifique ir contra nossos próprios interesses e desejos. Além disso, o texto nos mostra a importância da fé em Deus, pois Balaão só conseguiu proferir as bênçãos sobre Israel porque o Espírito de Deus veio sobre ele. Podemos ver também a ideia de que Deus tem planos para as nações e, em última análise, tem o poder de destruir aqueles que se opõem a Ele e proteger aqueles que são fiéis.
Números 22-24
- Este trecho da Bíblia é conhecido como o Shemá Yisrael, que significa "Ouve, Israel". Nele, Deus instrui o povo de Israel a amá-Lo com todo o coração, alma e força, e a ensinar essas palavras aos seus filhos. Ele também ordena que essas palavras estejam sempre em seus corações e em suas mentes, e que sejam lembradas em todos os momentos da vida cotidiana, desde quando estão sentados em casa até quando estão andando pelo caminho. Ainda, Deus instrui que essas palavras sejam fisicamente lembradas, atadas como sinal na mão e na testa, e escritas nos umbrais das casas e portas. Essa é uma das passagens mais importantes do Judaísmo e é recitada diariamente como parte das orações matinais e noturnas.
PÁGINA
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com