TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Pastor Segundo o Coração de Deus

Por:   •  1/10/2024  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SEMINÁRIO PRESBITERIANO DO SUL

Disciplina: Poimênica

Prof.: Rev. Romualdo

Resenha do livro: Um Pastor Segundo o Coração de Deus. Eugene H. Peterson.

Aluno: Samuel Grola Santos - 2° ano

Bibliografia:

PETERSON, Eugene H. Um Pastor Segundo o Coração de Deus. Tradução de Cláudia Ziller Faria. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2004.

Sobre o autor:

Eugene H. Peterson foi um pastor, teólogo e escritor americano. Formado em filosofia na Seattle Pacific University, e mestre em línguas semíticas no New York Theological Seminary. Lecionou Teologia Espiritual no prestigiadíssimo Regent College, no Canadá, onde atualmente é professor emérito. Além de escritor e poeta, Peterson é amplamente conhecido por sua versão contemporânea da Bíblia, The Message, e por sua abordagem pastoral que integra teologia, espiritualidade e prática ministerial.

Tese principal do autor:

No livro, Peterson defende que a vocação pastoral deve estar firmemente enraizada em três práticas fundamentais: oração, leitura bíblica e orientação espiritual. O autor alerta contra a tentação do ministério pastoral de se perder em tarefas administrativas e modelos empresariais, e enfatiza que o verdadeiro trabalho do pastor é guiar as pessoas para a experiência com Deus. A tese central é a importância de "trabalhar os ângulos" essenciais do ministério pastoral, que incluem atenção à vida de oração, leitura contemplativa das Escrituras e orientação espiritual prática, como fundamento para a integridade pastoral.

Desenvolvimento da tese:

Peterson divide o livro em três partes que refletem os "ângulos" a serem trabalhados por um pastor fiel ao seu chamado.

A primeira parte aborda a oração como prática que vai além de palavras, sendo uma disciplina de relacionamento contínuo e profundo com Deus. Ele ressalta que a oração não deve ser meramente formal ou polida, mas uma interação honesta e vulnerável com Deus. Peterson (2004) descreve a oração como um ato que “penetra na cova dos leões” e nos leva à presença da santidade. Ele argumenta que a verdadeira oração é um ato central para manter a integridade do ministério, sendo parte integral da vida do pastor e sua conexão com Deus.

A segunda parte explora a leitura da Bíblia. Para Peterson, a leitura das Escrituras deve ser uma experiência transformadora, onde o leitor não apenas busca informações ou temas para sermões, mas sim permite que a Palavra de Deus reoriente sua vida. Ele descreve a leitura da Bíblia como um ato que gera “crise”, pois confronta constantemente o leitor com a realidade de Deus. A leitura bíblica é, um encontro com a voz divina, que molda e direciona a compreensão e a prática pastoral.

A terceira parte enfatiza a orientação espiritual, que Peterson vê como a tarefa de ajudar as pessoas a discernir a presença e a obra de Deus em suas vidas. Ele afirma que “a orientação espiritual acontece quando duas pessoas concordam em dar atenção completa ao que Deus está fazendo em uma delas” (Peterson, 2004, p.126). Para Peterson, essa prática é essencial, mas frequentemente negligenciada em meio às demandas administrativas e aos programas de igreja. Ele insiste que os pastores devem priorizar essa atividade para auxiliar os membros da comunidade a enxergar e responder à ação de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com