A Cultura Bíblica
Por: Alex_Araujo • 23/2/2023 • Projeto de pesquisa • 3.368 Palavras (14 Páginas) • 241 Visualizações
CAPITULO 1 – UMA VISÃO GLOBAL DA CULRUA BÍBLICA
RESUMO DO CAPÍTULO 1
- *É conhecer o HOMEM BÍBLICO E SEU MODELO de vida dentro de uma sociedade onde os OUTROS POVOS VIZINHOS TINHAM interesse em saber e ter um CHOQUE DE VALORES, à medida que possibilitou o ambiente naquilo que o SER HUMANO CRIAVA
- A importância DA COSMOVISÃO (maneira subjetiva de ver e entender o mundo) JUDAICA bíblica e suas razões básicas para intermediar o ANTIGO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO com a intenção de esclarecer os TEXTOS BÍBLICOS;
- Os Talmudes são COMO COMENTÁRIOS BÍBLICOS para a sociedade Israelita, numa INTENÇÃO DE TORNAR MAIS CLARO o texto bíblico na sinagoga.
- As VESTIMENTAS SAGRADAS são as que estão nos textos de Deuteronômio COM A FINALIDADE DE SEMPRE estar lembrando-se do ETERNO = DEUS. Pois o judeu não pode falar o NOME DE DEUS EM VÃO, usa Eterno ou Adonai= Senhor.
1. INTRODUÇÃO
Ao começarmos o ESTUDO DA CULTURA BÍBLICA, como disciplina fundamental para o conhecimento Bíblico, NOS REPORTAMOS PARA A PRIMEIRA PERGUNTA: O QUE É CULTURA? De onde se originou a cosmovisão judaica? Isto para que você ENTENDA COMO SE DEVE esclarece os textos bíblicos dentro de uma VISÃO GLOBAL DAS ESCRITURAS.
A proposta da cultura é conhecer o MODO DE VIDA DO HOMEM.
- A arte,
- A literatura,
- A ciência,
- A técnica,
- A religião – que representa o modo de vida de um povo.
Toda a cultura é A REALIZAÇÃO DE VALORES, sendo que o avanço cultural se dá na medida em que se POSSIBILITA O QUE CHOQUE DE VALORES. É a parte do AMBIENTE FEITA PELO HOMEM. Não existe cultura melhor e nem pior, mas diferentes. Exemplo: "Cultura é aquilo que o homem cria”.
2. CULTURA
(Dicionário Aurélio)
1. Ato, efeito ou modo de cultivar.
2. Cultivo
3. 0 complexo de padrões de comportamento, das crenças, das instituições e outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente.
4. É a característica de uma sociedade ou civilização. Exemplo: Cultura Ocidental/Oriental.
5. O desenvolvimento de um grupo social, uma Nação, etc. que é o fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento desses valores: civilizações, progresso.
6.Atividade e desenvolvimento intelectual, saber, ilustração, instrução, Ministério da Educação e Cultura, a cultura do espírito.
7. Cultura Física - Desenvolvimento sistemático do corpo humano por meio de ginástica e desportos.
8. Subdivisões da Cultura Podemos classificar a cultura em: material, social, religiosa, linguística, estética, musical, artística, etc.
Há muitas partes de NOSSA CULTURA QUE SUPOMOS serem tão lógicas, TÃO NATURAIS E, inclusive até universais, que nem ESTAMOS CONSCIENTES DELAS, realizamo-las AUTOMATICAMENTE.
Exemplo: guarda-roupa (masculino), tribo (feminino) são particularidades da LÍNGUA PORTUGUESA. Ultrapassando as dificuldades de toda a ordem que deveria ENFRENTAR HISTORICAMENTE.
2.1 COSMOVISÃO JUDAICA
Na Cultura Bíblica podemos VERIFICAR A COSMOVISÃO JUDAICA, com seus princípios básicos, tais como:
1. HISTORICIDADE: O sentido Histórico dos acontecimentos.
2. COLETIVO: Do caráter comunitário, prevalecendo sobre o individual.
3. UNIDADE DO HOMEM: Da valorização do homem.
4. VISÃO DE DEUS: como ser pessoal, CHEIO DE REAÇÕES ANÁLOGAS às dos homens, com quem a COMUNIDADE JUDAICA se relaciona e faz alianças (Analogia = PONTO DE SEMELHANÇA ENTRE COISAS DIFERENTES.)
2.2 RAZÕES PARA O ESTUDO DA CULTURA JUDAICA
1. CRISTIANISMO? Filho do Judaísmo. (Atos. 24:5,14) seita do judaísmo = Seita dos Nazarenos.
2. JESUS ERA JUDEU nascido de uma família JUDAICA (Mateus 1.16).
3. OS ENSINOS DO NOVO TESTAMENTO têm suas raízes no solo do Tanach (Antigo Testamento).
4. A NAÇÃO JUDAICA é o povo da Bíblia.
5. ATRAVÉS DOS JUDEUS Deus tem derramado bênçãos eternas SOBRE O MUNDO. (Gênesis. 12.1-3 e Gálatas. 3.14)
6. QUANDO HOUVER MELHOR CONHECIMENTO sobre a nação de Israel, a tarefa de ALCANÇAR OS JUDEUS será mais produtiva.
7. OS LIVROS DA BÍBLIA foram escritos por judeus QUE CERTAMENTE DEIXARAM MARCAS DA CULTURA, inseridas no texto. O entendimento da cultura auxiliará nas INTERPRETAÇÕES DA BÍBLIA.
2.3 POSIÇÕES BÁSICAS DO JUDAÍSMO
O judaísmo não é somente uma religião, mas uma doutrina mística (Cabalah) e TEOLÓGICA; mas também todo um substrato CULTURAL DE UMA CIVILIZAÇÃO MEDITERRÂNEA.
2.3.1 PRINCÍPIOS DO TANACH = ANTIGO TESTAMENTO
Na literatura TEOLÓGICA HEBRAICA, o povo hebreu sempre se entendeu COMO UM POVO PRIVILEGIADO, com quem Deus fizera uma ALIANÇA (perpétua) com Abraão e PROMETERA UM DESTINO importante e significativo, onde eles TERIAM A POSSESSÃO PERPÉTUA DA TERRA.
2.3.2 TRÊS COISAS IMPORTANTES QUE DETERMINARAM A TERRA
...