A EXPERIENCIA RELIGIOSA
Por: ricardosiga • 6/4/2015 • Tese • 759 Palavras (4 Páginas) • 351 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE – 2015/1
DATA FINAL PARA POSTAGEM
31 DE MARÇO DE 2015
Acadêmico: Antônio Ricardo Carneiro Domingos
Turma: 8000
Religião/igreja visitada: Evangélica
Endereço: Quadra 303 Sul, Avenida LO 9, nº 130, Palmas - Tocantins
Nome do Líder/Diriginte: Pastor Jackson Mendes da Conceição
Telefone: (63) 3216-3333
Dias das visitas: 15/03/2015 e 17 /03/ 2015
Atividade observada:
( x ) culto/missa; ( x ) estudo/palestra
( ) sessão ( ) outra: Qual?
RELATÓRIO
Para a produção deste relatório eu procurei ir a dois encontros na Igreja da Paz em Palmas – TO.
A igreja da Paz é, aparentemente, extremamente organizada, possui um site com muitas informações, as atividades são voltadas a todos os públicos infantis, adolescentes e adultos.
A entidade é dividida por células onde cada uma delas tem o seu líder e cada líder se reúne periodicamente com o pastor, o Sr. Jackson, numa mini palestra entitulada de TADEL – Treinamento Avançado de Líderes.
No TADEL cada semana busca-se um tema que esteja relacionado a família, normalmente um tema atual e dá-se um tratamento bíblico.
A igreja, fisicamente, é espaçosa, cabem mais de mil pessoas e no dia 15/03/15, cheguei cedo me pus num canto e passei a apreciar os congregados. A receptividade das pessoas é intensa, parece uma comemoração entre famílias.
O tema do dia é DÁ-ME FILHOS. O culto iniciou no horário, o pastor Jackson é assessorado por várias pessoas.
A primeira pregação fala sobre ganhar famílias para Jesus que para glorificar a dei-lhe frutos. O pastor evoca várias passagens da bíblia uma das mais interessantes era ATOS 8:26:
E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
O entendimento do sermão ficou claro que cada dia mais temos que trazer mais pessoas para a casa de Deus, ou seja para a igreja.
No dia 17/03/15, o tema abordado foi sobre o poder da súplica do justo embasado no texto de TIAGO 5:16:
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Na palestra ele cita que Elias, ora num primeiro momento para não chover e posteriormente ora para chover. O pastor prega a questão da justificação e coloca que a justificação é o ato da livre graça de Deus, onde Deus perdoa todos os nossos pecados. A palestra se delonga no tema e coloca que justificação é gratuita que somos justificados pela graça divina. Para o pastor a justificação é instantânea, é definitiva e é pela fé.
Eu sempre vi as igreja com um olhar meio deturpado, eu acreditava que o culto sempre tendia ao recolhimento de ofertas, não que isto não ocorra, a própria mensagem do dia 15/03/15, “Dá-me filhos”, dá este entendimento, mas vi muita união, muito afeto, como literalmente ocorre nos encontros de famílias.
...