A INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ
Por: IGUiYNN • 29/9/2022 • Relatório de pesquisa • 2.426 Palavras (10 Páginas) • 983 Visualizações
AUTOATIVIDADE | CAPÍTULO - 01 | Instituto Teológico Quadrangular INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ | NOTA |
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QUESTÕES | |||
1. Com suas próprias palavras, desenvolva um conceito de educação cristã. | |||
É a educação feita do ponto de vista do cristianismo. É a busca para que todas as disciplinas e atividades reflitam explicitamente a educação cristã. Assim, promovendo e desenvolvimento do ser humano como um todo baseado em um perspectiva cristã. O centro da educação é Deus e não o homem. | |||
2. Quais são as três modalidades educativas e como elas se definem? | |||
"Formal - como o nome diz ela possui uma forma, uma estrutura e conteúdos previamente demarcados. É intencional e planejada para acontecer em um lugar específico. Como exemplo podemos citar o Instituto Teológico Quadrangular. Não Formal - é aquela que ocorre fora do ambiente formal de ensino, ela é voluntária, onde os formandos procuram voluntariamente a aprendizagem. Exemplos: Bibliotecas, museus, zoológicos, etc. Informal - é a educação natural, que aparece como produto das influências que o homem recebe do meio em que vive. Que aprendemos com os amigos, família, trabalho, etc." | |||
3. Explique a diferença entre a Educação Religiosa e a Educação Cristã. | |||
A educação religiosa pode contemplar qualquer religião, não necessariamente o cristianismo. Já a educação cristã tem os seus principios baseados na Bíblia Sagrada e centralizados em Cristo. É possível ser religioso sem ser cristão. | |||
4. "Não existe educação neutra" - O que você compreende com essa afirmação? Justifique. | |||
Toda a educação tem uma ideologia por trás dela, pois ela sempre será baseada na visão de mundo do autor. Assim essa educação terá a influência naquilo que será ensinado pelo que o autor acredita. | |||
5. De forma sucinta, elabore as principais características (ou contribuições) dos hebreus, gregos, romanos e judeus para a educação. | |||
Os hebreus baseavam sua educação na crença de um Deus único e de um comporamento social vinculado a Ele. Inicialmente ela ocorria de forma natural sendo passada de forma oral e com o relacionamento diário com as pessoas. Conforme o tempo passou surgiram as sinagogas, onde eram transmitidos os ensinamentos pelos escribas e fariseus. Os gregos são considerados o "berço da pedagogia", ensinados inicialmente nas casas e porteriormente nas primeiras escolas, conceitos para a formação total do individuo na forma moral, religiosa, física e política. A educação romana sofreu muita influência da grega, sendo então conhecida como "greco-romana". A educação romana era mais prática, com um aprendizado associado a vida real. Onde o filho andava com o pai ao seu lado para aprender todos os preceitos e pelo exemplo. A educação judaíca era baseada nas Escrituras, não havia separação entre educação e religião. Eram ensinados nas escolas e com o pais. Se o aluno tivesse um bom desenvolvimento poderia avançar para o mundo rabínico, para se tornar um escriba ou doutor da lei. | |||
6. Cite três contribuições (ou legado) que o Cristianismo trouxe para a educação. | |||
Diversas universidades renomadas têm raizes cristãs, como Harvard, Princeton, Northwestern. O cristianismo popularizou e ampliou o acesso a educação, que antes era direcionada mais as elites. Também conforme o cristianismo se difundiu, foram desenvolvidos padrões educacionais mais formais. Por fim, diversas personalidades que trouxeram grandes contribuições para a educação tiveram suas raízes no cristianismo como Justino, Irinei, Lutero, João Calvino entre outros. |
AUTOATIVIDADE | CAPÍTULO - 02 | Instituto Teológico Quadrangular INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ | NOTA |
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QUESTÕES | |||
1. Usando suas próprias palavras, como você definiria uma educação com abordagem cristã? | |||
A educação cristã tem o seu centro em Deus e não no homem. Assim, o objetivo final da educação cristã é para que o homem sirva e glorifique o nome de Deus. Buscando não apenas o desenvolvimento intelectual do homem, mas também prover a comunhão com Deus, o desenvolvimento da fé a conformação da pessoa, do caratér e da personalidade com a mente de Cristo. | |||
2. Quais são os fundamentos da Educação Cristã apresentados neste capítulo? Justifique. | |||
- A Bíblia é a Palavra inspirada por Deus - Sem a Escritura não existe educação cristã, pois é nela onde podemos encontrar todas as verdades absolutas. - O Homem é a imagem e a semelhança de Deus - não somos animais, a educação deve mostrar o caminho da felicidade, que é estar junto a Deus. O pecado nos afastou de Deus e a reconciliação é um dos compromissos da educação cristã. - É sustentada pelo Espírito Santo - O pecado afetou o nosso intelecto, e apenas o Espírito Santo pode nos dar o verdadeiro entendimento. Sem a ajuda do Espírito Santo não temos condições de compreender totalmente a Bíblia e outros estudos. - Voltada para a Sociedade - A educação cristã procurar habilitar o cristão a viver em comunidade, servindo na vida pública ou qualquer outra função, onde o cristão poderá influenciar a sociedade para o caminho de Deus. | |||
3. Em que a abordagem cristã difere das demais abordagens apresentadas? Justifique. | |||
Na educação podemos resumir basicamente em dois tipos: A que exclui Deus, atribuindo o foco em outro ponto, por exemplo o homem, e a que tem a abordagem em Deus. Na educação cristã a abordagem tem como propósito final mostrar o caminho para que o homem sirva e glorifique o nome de Deus. Assim, desenvolver a pessoa na totalidade: cognitiva, afetiva, espiritual e comportamental. Enquanto que em outros tipos de educação o foco pode ser apenas no desenvolvimento intelectual da pessoa. | |||
4. O que o autor quis dizer com a afirmação: "Devido à falta de compreensão, muitos cristãos sustentam a distinção entre educação secular e educação cristã"? Justifique. | |||
Não há distinção entre as duas; o que há é o conhecimento corrompido pelo pecado. A educação vai além do universo material, passando incluir também a realidade espiritual. Abordando o homem criado à imagem de Deus e não meramente como um animal biológico. |
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