A Introdução A Educação
Por: Frank Menitchuba • 14/8/2024 • Trabalho acadêmico • 515 Palavras (3 Páginas) • 52 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR[pic 1]
MATÉRIA: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO
PROF.: PASTORA STEPHANI
ALUNO: FRANKLIN MENITCHUBA
RESPOSTAS AUTOATIVIDADE 1
1 – A educação cristã é um tipo de ensino que combina os princípios e valores da fé cristã com o aprendizado escolar. Ela não se concentra apenas em desenvolver a inteligência dos alunos, mas também em ensinar moral e espiritualidade com base na Bíblia. O objetivo é ajudar as pessoas a agir com ética e compaixão, fazendo com que seu conhecimento e comportamento estejam alinhados com os ensinamentos cristãos.
2 – Educação formal: normalmente é aquela que ocorre no ambiente escolar. É sistematizada, pois possui uma estrutura a ser seguida para um conteúdo específico.
Educação não formal: são as ações educativas promovidas com o intuito de conscientizar um público alvo sobre um tema específico. Diferentemente da educação formal, esta não possui estrutura e planejamentos rigorosos.
Educação informal: este tipo de educação ocorre naturalmente pelo meio onde vivemos com pessoas que convivemos.
3 – A educação religiosa é um ensino mais amplo que aborda diversas religiões e suas práticas, ensinando sobre diferentes sistemas de crenças e valores. Já a educação cristã foca especificamente nos princípios e ensinamentos do cristianismo, integrando a fé cristã com o aprendizado acadêmico e formando os alunos com base nos valores e ensinamentos da Bíblia.
4 – Significa que toda forma de ensino está imersa em valores, crenças e perspectivas específicas. Mesmo que não se declare explicitamente, a educação transmite certas ideias e visões de mundo, seja por meio de conteúdos curriculares, métodos pedagógicos ou ambientes escolares. Portanto, a educação sempre reflete e reforça determinados interesses e ideologias, moldando a maneira como os alunos entendem e interagem com o mundo.
5 – Hebreus: Focaram na transmissão de valores morais e religiosos através da educação familiar e comunitária. A Bíblia Hebraica servia como principal fonte de ensinamentos éticos e espirituais.
Gregos: Introduziram o conceito de educação integral, que incluía a formação do corpo e da mente. Desenvolveram a filosofia educacional com ênfase na razão e na busca do conhecimento, e instituições como a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles foram fundamentais.
Romanos: Adaptaram e expandiram o sistema educacional grego, enfatizando a retórica e a oratória para preparar os cidadãos para a vida pública e política. A educação romana também incluiu a formação prática e técnica para as profissões.
Judeus: Valorizavam a educação como um meio para a preservação e prática da religião e da cultura. O Talmude e outros textos judaicos foram centrais na educação, promovendo o estudo das leis e da ética judaica.
6 – O ensino nos primeiros séculos, a escrita Didaquê e as escolas de catecúmenos para crianças.
...