A JORNADA DE ESTUDOS DOS NÚCLEOS DE PRATICAS JURÍDICA DE PALMAS-TO: DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Por: laisis • 10/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CURSO DE DIREITO
LAIS BARBOSA OLIVEIRA
I JORNADA DE ESTUDOS DOS NÚCLEOS DE PRATICAS JURÍDICA DE
PALMAS-TO: DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.
Relatório apresentado à disciplina de leitura
e prática de produção textual, pelo curso de
direito da Universidade Federal do Tocantins
ministrada pela professora Amanda Cordeiro
PALMAS-TO
2018
Relatório sobre a I Jornada de Estudos dos Núcleos de Praticas Jurídicas de Palmas- Tocantins: Diálogo entre teoria e prática.
a) Introdução:
A primeira jornada de estudos jurídicos dos núcleos de práticas jurídicas, realizou-se no auditório Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (CUÍCA), do campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins nos dias 22 e 23 de março de 2018, com carga horária de 20 horas. Na abertura do evento, que contou com a presença de representantes de sete instituições universitárias de Palmas (Unitins, Ceulp/Ulbra, Ubec, Fapal, Faculdades Objetivo, Faculdade Serra do Carmo e UFT), abordou-se alguns pontos importantes, tais como: a importância da universidade de assumir o papel de compromisso com a sociedade, a inserção de laboratórios de práticas jurídicas nas universidades, o conceito de advocacia colaborativa e a importância da advocacia.
O evento teve a presença concentrada do público do curso de direito além disso, a jornada teve o fito de aumentar a integração entre as universidades do estado, como também analisar as dificuldades enfrentadas pelo acadêmico de direito, ao ingressar no mercado de trabalho.
b) Desenvolvimento:
A jornada foi introduzida com uma mesa redonda que abordou reflexões sobre os desafios da prática jurídica para os operadores do Direito no século XXI. A mesa foi presidida pela Professora Doutora Aline Salles e integrada pelo Doutor Pedro Biazoto, Doutora Paola Lazzaretti e Doutora Nayara Aires. Num primeiro momento, o Doutor Pedro Biazoto aborda três aspectos principais sendo eles: a importância da advocacia, a criminalização da mesma e a pacificação como método de resolução de conflitos. Em seguida, a Doutora Nayara Aires nos alerta sobre qual deve ser o papel do aluno na universidade, que deve visar a inclusão das pessoas e se comprometer com a democracia, a advogada Nayara também discorre sobre os fundamentos da advocacia popular. Outro ponto abordado pela Doutora Nayara refere-se a prática jurídica, que deve ser transformadora para o estudante e precisa inserir o acadêmico na realidade para que ele não se decepcione com o mercado.
...