TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Porta da Salvação

Por:   •  25/3/2021  •  Seminário  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

A PORTA DA SALVAÇÃO   :     João 10.1-9 

INTRODUÇÃO:

            Jesus sempre se apresentou de maneira simples. Nos seus ensinos se valeu de coisas simples e cotidianas para ilustrar a vida...  As mais sublimes e poéticas figuras não tem a mínima glória para descrevê-lo; ele, porém escolhe as figuras simples, que as mentes mais modestas podem aprender. Enquanto os poderosos do passado procuravam construir grandes monumentos para tentar perpetuar seus nomes, alguns construíram grandes castelos, pontes, pirâmides, etc., porém o tempo se encarregou de destruir tais monumentos.

O Nosso Senhor pegou um PÃO, um ingrediente simples que estava ao alcance de todos, que se encontrava na mesa tanto do rico como do pobre, e com ele eternizou seu Nome por todos os séculos...

Neste texto Jesus se apresenta como A PORTA. Uma porta é um objeto simples e comum. Jesus queria que pesássemos nele com frequência. A porta de um aprisco é a mais rústica forma de porta. Mas o que a porta nos ilustra?

1.      O CAMINHO DA COMUNHÃO DIVINA É POR ELE E MAIS NINGUÉM.

Jesus como a porta nos mostra três coisas distintas.

a)      A Necessidade. Suponhamos que não houvesse nenhuma; nunca poderíamos ter acesso a Deus. Nunca encontraríamos a verdadeira paz, a verdade, salvação, pureza e nunca teríamos o céu.

b)     A sua Singularidade. Há somente uma porta; não nos cansemos, procurando outra. A salvação se obtém, entrando-se por essa porta, e por nenhuma outra. A Bíblia diz em Atos 4.12:

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Atos 4.12

c)      A Sua Personalidade. O próprio Senhor Jesus e a porta. Ele diz: “Eu sou a Porta”. Não cerimônias, não doutrinas, não profissões, não realizações, mas o próprio Senhor.

2.      QUEM PODE TER ACESSO A ESTA PORTA?

Nesta porta não entrará os meros observadores, ou pessoas que batem à porta, ou se assentam diante dela, ou guardas que marcham para cá e para lá à sua frente.

a)      Nesta porta entram aqueles que possuem qualificação única:

Entram de verdade. Entram pela fé, pelo amor, pela experiência e comunhão com o Mestre.

A pessoa é “alguém”, mas a distinção fundamental é a entrada.

3.      OS PRIVILÉGIOS DAQUELES QUE ENTRAM PELA PORTA.

3.1   – PLENA SALVAÇÃO. O TEXTO DIZ: “SERÁ SALVO”. É UM PROCESSO IMEDIATO, PARA SEMPRE, COMPLETAMENTE.

3.2   – VERDADEIRA LIBERDADE. O TEXTO DIZ QUE “ENTRARÁ E SAIRÁ” (V.9). NÃO É UMA PORTA DE PRISÃO, MAS UMA PORTA PARA O REBANHO, CUJO PASTOR DÁ LIBERDADE. A VIDA ESPIRITUAL TEM DOIS LADOS IMPORTANTES.

a)      Acesso. Entrará para desfrutar a segurança e o repouso da casa paterna. Entrará para buscar mais da comunhão do Pai. Para receber dele toda instrução.

b)     Saída. Sairá para se alimentar nos verdes pastos e refrigerar sua alma das águas tranquilas.

Queridos! Se quisermos ter uma vida cristã vitoriosa, temos que entrar em comunhão com Deus, e depois sair para trabalhar entre os homens. Alguns entram, mas não saem para serviço ativo; outros saem continuamente com muita atividade, mas não entram para renovar seu poder e inspiração.

O Senhor Jesus é nosso exemplo; antes de nascer o dia, Ele entrava em comunhão com o Pai e depois saía para servir os homens durante o dia.

3.3   – VIDA COM ABUNDÂNCIA (V.10).  VOCÊ TEM UMA VIDA EM ABUNDÂNCIA?

Meu querido irmão! Nada que Deus nos dá é pequeno. Nada de Deus é pouco. Nada do que Deus dá é mesquinho.

A vida que Deus nos dá é bela, significativa, é profunda, é imensa. Mas também é dura. É um desafio; um risco constante. A vida é cheia de altos e baixos, é uma aventura real. Mas em Cristo podemos desfrutar os momentos bons.

Portanto devemos viver com toda prudência e sabedoria, sabendo enfrentar os bons e maus momentos com serenidade, confiando totalmente em Deus.

Albert Einstein dizia: “Há duas maneiras de se viver a vida: uma é como se nada fosse milagre; a outra é como se tudo fosse milagre".

·         Sonhe grandes sonhos;

·         Elabore projetos audaciosos e lute por isso;

·         Aprecie as pessoas;

·         Seja grato por aquilo que você já alcançou e faça o melhor uso possível daquilo que está à sua disposição;

·         Desfrute do melhor da sua vida;

Qual é a visão que você tem da sua vida? Uma visão enferma da vida torna a vida enferma. Uma visão otimista da vida torna a vida uma aventura empolgante e compensativa. Faça como fazia o salmista, Ele dizia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com