A Pregação Evangélica - Elias na Caverna
Por: Pr. José Luis Silva • 13/7/2021 • Artigo • 518 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
Página 1 de 3
1 REIS 19:1-6 - “VIVENDO EM CAVERNAS”
Introdução - Quem nos coloca em cavernas
- As circunstancias da Vida?
- Deus?
- Diabo?
- Nós Mesmos (v.4)
I - ENTRAMOS EM CAVERNAS PARA NOS ESCONDER
- Nos esconder dos homens
- Elias – (v.3) – “Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi”
- Nos esconder de Deus
- Adão – Gen 3:8-10 “E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.”
- Jonas – Jonas 1:3 – “Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor.”
- Nos esconder de nós mesmos
II – CAVERNAS ONDE NOS ESCONDEMOS
- Bebida – Is 5:11 – “Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente!”
- Medo (v.3) – Is 43: 1-2: “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”
- Depressão (v. 3,4) – Tristeza x Depressão (Salmo 43:5 - Por que estás abatida, ó minha alma? e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.)
- Desanimo – Josué 7:10 – “Respondeu o Senhor a Josué: Levanta-te! por que estás assim prostrado com o rosto em terra?”
- Solidão (v. 10) – “Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.”
III – SAINDO DAS CAVERNAS
- Passou a noite – A noite escura da alma – S. João da Cruz disse que durante esta experiência há uma graciosa proteção contra vícios e um maravilhoso progresso nas coisas do reino de Deus.
- Deus é um Deus pessoal – Se preocupa com as aflições e preocupações do seu povo – (Êxodo 3:7 - Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos);
- A caverna não nos impede de ouvir a voz de Deus – Foi na caverna que Elias ouviu a voz de Deus
Conclusão: Somente após sair da caverna nós poderemos desfrutar da glória de Deus
Hino 222 CC – Manso e Suave
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com