A Raiz Da Amargura
Artigo: A Raiz Da Amargura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clausoa • 23/5/2014 • 3.507 Palavras (15 Páginas) • 641 Visualizações
Raiz de amargura - Hebreus 12:15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
LING.HOJE: tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se tornem como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno.
1. DEFINIÇÃO - A palavra amargura vem do grego pikria, que significa acerbidade (ira, aspereza), descontentamento e irascibilidade ( que se irrita facilmente). Amargura é resultado de frustração não resolvida causada por ira ou inveja. A palavra chave é frustração. Amargura não só destrói seu testemunho, mas também contamina outros! A palavra contaminar vem do grego miaino, que significa manchar ou macular. Torna a pessoa incapaz de manter comunhão com o Senhor, de adorar e servi-lo. Uma amargura começa como “raiz”. No início, é uma minúscula raiz, muito difícil de ser detectada. Não é grande nem fica na superfície onde possa ser facilmente identificada. Pelo contrário, como um câncer, realiza seu trabalho insidioso lá nas profundezas ocultas, na medula de seu organismo espiritual. Somente depois de espalhar suas metástases (ou seja, a propagação da raiz) é que os sintomas aparecerão em palavras, pensamentos e ações amargas.
Lamentavelmente, a amargura está tomando conta das famílias, da sociedade e das igrejas. As crianças são amarguradas com seus pais. Os pais têm amargura com os filhos. Os irmãos têm amargura uns com os outros por rivalidades em questões de afeto ou preferência dos pais e de heranças
Há amargura no trabalho. Empregados têm ressentimento uns com os outros e com os superiores. Há inveja entre a classe dos empregados e a classe dos empresários. Há amargura na igreja.
Amargura entre cristãos por causa de palavras, ações ou atitudes que ferem estão matando e dividindo igrejas. Pior de tudo, alguns estão amargurados com Deus, com sua Palavra e sua Igreja. A amargura sempre acaba manifestando-se.
Todo câncer, mais cedo ou mais tarde, virá à tona. Se tiver qualquer um desses sintomas, você tem – no mínimo – uma raiz de amargura! Alguém falou ou fez algo que o ofendeu? E, depois, você deixou de lidar com essa situação de acordo com as instruções das Escrituras (Mt 18.15-19)? A amargura começou a criar uma raiz em seu interior? Alguém recebeu (por mérito ou não) algo que você desejava ou achava que merecia? Alguém (um irmão ou uma irmã) está recebendo atenção ou afeto que você sente que merece, mas não recebe?
A amargura é um sentimento caracterizado principalmente por recusar de forma cega e doentia a reconciliação; tendo um argumento emocional de que é justo não perdoar e não reconciliar.
2) CAUSAS - Em geral é uma barreira provocada por feridas, ressentimentos e mágoas armazenadas sem perdão, envenenando o ser (espírito alma e corpo), podendo chegar a uma situação em que algum demônio irá lhe dominar nestas áreas.
3) CONSEQUÊNCIAS –
ENFERMIDADES FÍSICAS COMO:
Salmos 32: 3 Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.
5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.
( Quando Davi ocultou o seu pecado e não o reconheceu diante de Deus, perdeu as coisas mais valiosa da vida – a saúde, a paz de espírito, a alegria e o favor de Deus).
Problemas nervosos, insônia, dor de cabeça, esgotamento, artrite, pressão alta palpitação, taquicardia, úlceras e doenças na pele. Salmo 73: 21 Quando o meu espírito se amargurava, eu sentia picadas no meu coração,
21 Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. 22 eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença. ( a amargura impede nossa capacidade de pensar e meditar).
Podemos verificar a amargura pelas seguintes atitudes:
I. Se estivermos maquinando maneiras de vingar-nos na primeira oportunidade.
II. Se há recordação até dos mais íntimos detalhes de um evento que aconteceu há muito tempo.
( quem visita o passado envenena o presente)
III. Se nos sentimos ressentidos, e devido a isso estamos tratando de justificar o ressentimento dizendo “eu tenho razão”.
ISOLAMENTO: todos passam a evitar relacionamentos com a pessoa amargurada, devido a suas murmurações e críticas, e isso causa mais dor ainda. A pessoa por sua vez, com receio de ser mais ferida, também se isola.
Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca. Gn 26.35.
CULPA: traz consigo uma acusação constante, a qual aponta ao erro e a falta de perdão. O sentimento de culpa responsabiliza a pessoa pelos sofrimentos que a aflige. A falta de perdão faz com que se sinta culpado pela ausência de comunhão com as pessoas, o que leva a sensação de pecado não perdoado por mais que se esforce em fazer coisas boas.
RELACIONAMENTOS QUEBRADOS: Os relacionamentos quebrados podem ser:
COM OUTRAS PESSOAS: principalmente com as pessoas que estão próximas de nós.
Se alguém tem mágoa dos outros, os sintomas são: Ressentimentos, raiva, ódio, vingança, retribuição, podendo chegar ao assassinato (MT 5. 22-24; MT 6.14.15;). suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra o outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. CL 3.13
CONSIGO MESMO: quando alguém tem mágoa de si mesmo, os sintomas são sentimentos de culpa, de inferioridade, auto-piedade, auto depreciação, complexos, indignidade, vergonha, ódio, podendo levar a atitude extrema de suicídio (RM 8.34; JO 8.10). Enfim, tudo isso leva a pessoa à não conseguir relacionar-se equilibradamente consigo mesma.
COM DEUS: Se alguém tem mágoa dele, os sintomas são as dúvidas, o questionamento, a incredulidade e a rebelião. A pessoa passará a duvidar da Palavra: “não consigo mais crer nela” (JO 3.16).
...