A Reforma Protestante
Ensaio: A Reforma Protestante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/11/2014 • Ensaio • 288 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
1
1. Questão de múltipla escolha. A Reforma Protestante teve inúmeras repercussões. Analise a alternativas abaixo e assinale aquelas cujas afirmativas sejam VERDADEIRAS.
Peso: 1.0
a) ( ) Um dos tantos novos movimentos religiosos surgidos Pós-Reforma foi o Metodismo, ou Igreja Metodista, cujo principal objetivo era o de reavivar a espiritualidade dos fiéis da Inglaterra, visto que a Igreja Anglicana da época estava marcada pela frieza e lassidão dos costumes.
b) ( ) O direito à liberdade religiosa individual foi assegurado pela Paz de Augsburgo, que tirou das mãos dos príncipes o direito de escolher a religião de seus súditos, assegurada anos antes pela Dieta de Worms. Sendo assim, cada cidadão tinha pleno direito de escolha e vivência da sua religião.
c) ( ) A Igreja Anglicana, por sua vez, deve a sua criação ao Rei Henrique VIII, que por questões pessoais, ligadas à lentidão do processo de divórcio (anulação do casamento) com Catarina de Aragão, se insurge contra Roma. O Parlamento Inglês apoia a insurreição de Henrique VIII contra Roma (Vaticano) e aprova então o Ato de Supremacia, no qual declara Henrique VIII como o novo chefe da Igreja da Inglaterra.
d) ( ) O documento que foi o gatilho para o surgimento de novas e inúmeras tradições religiosas cristãs, com uma diversidade de líderes religiosos, profetas e pastores, que passaram a propor diferentes interpretações bíblicas, é chamado de Paz de Westphalia.
e) ( ) As afirmativas acima apontam para o fato de que o movimento da Reforma Protestante e suas repercussões posteriores ficaram restritas ao mundo religioso da Alemanha, além de terem conseguido evitar influências de caráter moral, pessoal, ou particular, mantendo o foco na busca única da pureza doutrinária da religião.
...