A TEOLOGIA PÚBLICA
Por: vgdomingos • 14/6/2021 • Trabalho acadêmico • 449 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
1. ATIVIDADE DA AULA 01
Os Cursos de Teologia no Brasil passaram a ser passíveis de Reconhecimento pelo Ministério da Educação, como Curso Superior. Para os cursos reconhecidos, no entanto, o MEC estabeleceu Diretrizes Curriculares Nacionais, com uma lista de capacitações/habilitações que os cursos devem oferecer aos alunos, como consta no Material Didático na Seção 4 da primeira aula, e no Parecer CNE/CES n. 60.
Sendo assim, responda:
a) Em sua leitura, estas Diretrizes Curriculares Nacionais aos Cursos de Teologia representam um avanço para o ensino teológico, ou uma intrusão do Estado na autonomia das Igrejas?
b) Que elementos do documento citado mais lhe chamaram a atenção?
O desafio da temática realizada pelas editoras religiosas e manuais clássicos. Aula 13:50
Preconceito
c) De que forma estas diretrizes poderá afetar positiva ou negativamente o ensino teológico no país?
d) De que forma este documento aproxima o ensino teológico do que é chamado nesta aula de TEOLOGIA PÚBLICA?
Fundamente suas respostas (mínimo de 30 linhas ao todo).
A Teologia como um curso reconhecido pelo MEC representa sim um grande avanço, trazendo uma tradução mais abrangente da revelação crista aos problemas do nosso tempo.
O curso é regido por parâmetros e diretrizes com maior organização, aumentado à qualidade do ensino, com base nas escrituras sagradas.
A proposta de o curso ser reconhecido foi um grande desafio devido a varias diversidades da Teologia encontrada no Brasil.
Observamos que, para que seja reconhecido, foi necessário reagir a parâmetros e diretrizes para uma crescente organização aumentando a qualidade do ensino nas Escrituras Sagradas.
Foram inseridos ainda, currículos organizados por eixos temáticos para melhor competência e habilidade aos teólogos.
Um dos problemas encontrados sobre a diversidade cristã foi sanado realizando audiências publicas e padronizando currículos para a teologia sem ferir a liberdade religiosa e a separação entre igreja e estado.
Podemos evidenciar que um dos elementos fundamentais da Escola da Teologia Pública, a Teologia Feminista, que ao ser estudado a partir de encontros entre mulheres na igreja e na sociedade, visou para buscar conquistas e carências das mulheres mais pobres e ainda verificar a relação de opressão praticada nelas; pois na época não havia teologia para mulheres, não havia diretrizes e propostas para trabalhos com mulheres.
Outro elemento que podemos citar é a Teologia Negra, que surgiu na década de 60 e teve como pastor Martin Lutter King Jr, que se preocupavam em como levar o ensinamento das escrituras sagradas para a humanidade. E no Brasil o, a Teologia Negra iniciou-se com o pastor presbiteriano negro Gayraund S. Wilmoree do teólogo metodista James H. Cone.
Após vários estudos realizados em diversas partes do mundo, a Teologia veio para dialogar, fazer uma ponte na diversidade que há entre as instituições de Teologia, de forma a ampliar as perspectivas da missão
...