A Verdade sobre o Dízimo
Por: Renatorgf • 23/7/2017 • Trabalho acadêmico • 8.633 Palavras (35 Páginas) • 768 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER RENATO GARCIA FORMIGONI DÍZIMO JUIZ DE FORA - MG 2017 |
RENATO GARCIA FORMIGONI
RU: 1211921
DÍZIMO
Trabalho de Conclusão do Curso em Teologia do Centro Universitário Internacional UNINTER com requisito à obtenção do título Bacharel em Teologia.
Orientador: Ricardo Ribeiro
JUIZ DE FORA – MG
2017
TERMO DE APROVAÇÃO
RENATO GARCIA FORMIGONI
RU: 1211921
DÍZIMO
Trabalho de conclusão do curso de Teologia com requisito à obtenção do título do grau Bacharel em Teologia, pela seguinte banca examinadora:
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
Juiz de Fora – MG, 24 de abril de 2017.
RESUMO
Esta pesquisa pretende mostrar como era o sistema de dizimar antes da promulgação da Lei Mosaica, durante a Lei Mosaica e na Nova Aliança com Cristo, mostrando através de estudos bíblicos os principais sistemas doutrinários em relação ao dízimo. A partir de então verifica os conceitos da interpretação bíblica, como a correta exposição do ato de dizimar. Com base nesses conceitos estuda a práxis do dízimo para a Nova Aliança. Fundamenta o termo Dízimo antes da Lei Mosaica, durante a Lei Mosaica e na Nova Aliança, sob a perspectiva bíblica, com o intuito de mostrar aos cristãos uma espiritualidade cristã autêntica, preocupado com o caráter do evangelho como cidadão e sua conseqüente influência na igreja dos tempos atuais. Pretende também com esse estudo mostrar a todos os cristãos que não devemos só obedecer aquilo o que nossos líderes religiosos falam, mas incentivar a todos a ler e estudar a bíblia, com a iluminação do Espírito Santo, fazendo com que todos os irmãos possam viver verdadeiramente a palavra de Deus. Deus é soberano e as recompensas esperadas nessa vida podem não ser vistas, pois a recompensa que Deus tem para todos nós é espiritual. Que Deus abençoe a todos mostrando a verdade através do Espírito Santo, em todas as Suas palavras.
Palavra Chave: Lei, Aliança, Dízimo.
ABSTRACT
This research intends to show how the tithing system was prior to the enactment of the Mosaic Law during the Mosaic Law and the New Covenant with Christ, showing through biblical studies the main doctrinal systems regarding tithing. From then on he verifies the concepts of biblical interpretation, as the correct exposition of the act of tithing. Based on these concepts he studies the tithing praxis for the New Covenant. He bases the terms Tithing before the Mosaic Law, during the Mosaic Law and in the New Covenant, from a biblical perspective, in order to show Christians an authentic Christian spirituality, concerned with the character of the gospel as a citizen and its consequent influence on the church Of the present times. It also intends with this study to show all Christians that we should not only obey what our religious leaders speak but encourage everyone to read and study the bible with the enlightenment of the Holy Spirit so that all brothers and sisters can truly live The word of God. God is sovereign and the rewards awaited in this life may not be seen, for the reward that God has for all of us is spiritual. May God bless you all by showing the truth through the Holy Spirit, in all His words.
Key Word: Law, Covenant, Tithing.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 DÍZIMO 7
2.1 O DÍZIMO ANTES DA LEI MOSAICA 7
2.2 O DÍZIMO DURANTE DA LEI MOSAICA 8
2.3 O DÍZIMO DE MALAQUIAS 13
2.4 O DÍZIMO NO EVANGELHO 13
2.5 O DÍINHEIRO E AS PROFISSÕES 15
2.6 AS PRIMEIRAS ALIANÇAS DE DEUS COM O HOMEM 15
2.7 A NOVA ALIANÇA 18
2.8 O DÍZIMO NA NOVA ALIANÇA 21
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
4 REFERÊNCIAS 26
- INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar através de textos bíblicos e históricos que os dízimos cobrados no Antigo Testamento são bem diferentes dos cobrados nas igrejas atuais.
È importante o conhecimento do dízimo a Luz da Bíblia, pois a incompreensão do mesmo tem causado grandes prejuízos para a igreja, incluindo até o absurdo de se lê (Malaquias 3:8) e dizer: que o dízimo é graça, é um ato de adoração a Deus, é dez por cento de tudo que você ganha, se não der o dízimo está roubando a Deus.
Esse ensinamento está em quase todas as igrejas do mundo, o que não deve ser ensinada como uma doutrina bíblica para os cristãos, após o estudo tema deste trabalho, a conclusão é que analisada no prisma da Nova Aliança, não passa de mera opinião de seus autores.
Muitos afirmam que quem estuda Teologia esfria na fé e se desvia da Igreja. De fato, o que ocorre é que, ao estudar Teologia, muitos têm uma grande decepção ao perceberem, no estudo da Bíblia, que algumas doutrinas ensinadas como verdade absoluta não passam de mais pobre falácia construída sobre tradições humanas, falta de conhecimento bíblico ou interesses escusos. Estes ensinos encontram solo fértil nos líderes que não se aprofundam no conhecimento das Sagradas Escrituras. Sem o conhecimento, como o líder pode aferir se uma doutrina é bíblica? (Vieira, João Bosco Costa, 2015).
...