A Vida
Resenha: A Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronaldinhodjsjd • 24/1/2015 • Resenha • 500 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Pesquisas comprovam que cerca de um quarto da população entre 20 e 24 anos não concluiu o ensino fundamental, enquanto 22,57% dos brasileiros nessa faixa etária não concluíram o ensino médio – o que representa 3,9 milhões de habitantes. Entre os jovens de 18 a 24 anos, 36,5% haviam abandonado o estudo antes de completar o ensino médio em 2010. Desses, a maioria (52,9%) deixou a escola antes de terminar o ensino fundamental, enquanto 21,2% abandonou o estudo logo após ingressar no ensino médio.
Sendo assim se formos apurar os fatos iremos concluir que o maior motivo da desistência é a desigualdade social que faz com que os alunos da escola pública abandonem os estudos pensando que ira garantir uma vida melhor se ingressar mais cedo no mercado de trabalho, pois se formos avaliar notaremos que as classes sociais mais altas quase não têm desistentes do ensino básico, muito pelo ao contrario o número é maior de ingresso no ensino superior. Outro fato também são as dificuldades de acompanhamento nos conteúdos abordados pelos professores, pois há alunos com dificuldades grandes em assimilar o que é transmitido e isso faz com que entendam se incapazes de adquirir um ensino qualificativo e de acordo com Oliveira (2012, p.05 apud Campos 2003),
“os motivos para o abandono escolar podem ser ilustrados a partir do momento em que o aluno deixa a escola para trabalhar; quando as condições de acesso e segurança são precárias; os horários são incompatíveis com as responsabilidades que se viram obrigados a assumir; evadem por motivo de vaga, de falta de professor, da falta de material didático; e também abandonam a escola por considerarem que a formação que recebem não se dá de forma significativa para eles”.
Acredita-se que se houver mais motivação e preparação desses professores para receber esse público facilitará a interpretação, a forma e os métodos de se transmitir conhecimentos, fazendo assim com que se crie interesse pela formação do ensino básico e desejo pelo ensino superior. É lícito acentuar que as pesquisas e os estudos que analisam a evasão escolar apontam para duas diferentes abordagens teóricas, a primeira das quais explica a situação com base nos fatores externos à escola, enquanto, a segunda se pauta nos fatores internos da instituição escolar. Os fatores externos são o trabalho, as desigualdades sociais, a relação familiar e as drogas. Os internos mais comuns estão assentados na própria escola, na linguagem e no professor.
Na opinião de Charlot (2000, p. 18), a problemática da evasão escolar deve ser vista sob vários ângulos, tais como: “sobre o aprendizado... sobre a eficácia dos docentes, sobre o serviço publico, sobre a igualdade das chances, sobre os recursos que o país deve investir em seu sistema educativo, sobre a crise, sobre os modos de vida e o trabalho na sociedade de amanha, sobre as formas de cidadania”.
Nesse contexto, não existe fracasso escolar, mas sim, alunos que não conseguem aprender o que se quer que eles aprendam. Por esse motivo, ver-se um número tão elevado de evasão nas escolas.
...