TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida de Cristo e Espiritualidade

Por:   •  13/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 10

Instituto Teológico Quadrangular Igreja do Evangelho Quadrangular Aluno : Thiago L Rubim

Trabalho Vida de Cristo

E

Espiritualidade

Sumário

Introdução

Capítulo 1 - Análise da Doutrina de Jesus Cristo e o Jesus Histórico Capítulo 2 - Jesus, o Evangelho e A Ação Transformadora de Jesus Capítulo 3 - O Evangelho Segundo Jesus

Capítulo 4 - A Autoridade de Jesus e as Situações Problemáticas e de Crise Capítulo 5 - Jesus e a Arte de Treinar Líderes

Conclusão

Introdução

Sobre a Vida de Cristo e Espiritualidade aprende-se que Jesus Cristo é o cumprimento de todas as profecias e promessas do antigo testamento. Sabe-se também que Jesus é a segunda pessoa da Trindade divina que se encarnou. Jesus Cristo era humano e também divino. Assim como os demais homens Jesus era constituído de forma tríplice, ou seja um espírito, uma alma e um corpo. Tudo o que Deus é pode ser encontrado na pessoa de Jesus Cristo.

O estudo da Vida e Espiritualidade de Cristo revela que Ele é a perfeita, plena e exata imagem da divindade.

  1. Análise da Doutrina de Jesus Cristo e o Jesus Histórico

A doutrina de Jesus Cristo ou Cristologia compreende o relacionamento das duas naturezas, 100% Deus e 100% Homem que designam os atributos de Jesus Cristo. Jesus é Seu nome humano, cujo significado está relacionado à Sua missão de salvar-nos conforme explícito no Livro de Mateus 1:18: Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Mateus 1:18”

Cristo é designação de seu ofício: ele é Ungido – por Deus – para ser rei, profeta e sumo sacerdote. A combinação de nome e título é rara nos Evangelhos ( ocorrendo apenas cinco vezes) porque Jesus ainda estava no processo de revelar-se como o Cristo. Uma vez reconhecido isso por Seus seguidores, a combinação passa a ser usada copiosamente no livro de Atos e nas epístolas para expressar a crença de que Jesus é o Cristo, o Messias prometido. Paulo usa a forma combinada no início de Colossenses para indicar o tema de sua carta: a supremacia de Jesus Cristo.

É sabido que o pecado teve origem em um ato único de desobediência; todavia, em consequência, todos os seres humanos foram apenados, inclusive a natureza foi envolvida nessa queda Adâmica. O resgate da humanidade só poderia ser efetivado mediante o amor do Pai eterno, o Deus Altíssimo, através de Seu Filho Unigênito “ O Messias” prometido nas Escrituras, Jesus Cristo nosso Senhor conforme o evangelho de João 3:16:“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele  que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” A concepção de Jesus foi sobrenatural, mas seu nascimento natural. Vale ressaltar que além de que os quatros evangelhos são a biografia de Jesus os quais apresentam sobre quatro ângulos oculares diferentes, isso se explica por existirem naquele tempo quatro classes sociais de povos, sendo Judeus, Romanos, Gregos e Cristãos, naquela época o Cidério era dividido em Sumo Sacerdotes, Anciãos e Escribas.

  1. Jesus Apresenta o Evangelho e Sua Ação Transformadora

Este capítulo relata que Jesus não só demonstrou equilíbrio humano sem suas pregações e ensinamentos como também por sua própria vida, deixando como herança à humanidade o registro dos acontecimentos de sua vida a qual foi marcada por um bom senso e realismo, ser realista e não espiritualizar aquilo que é físico e humano, bem como humanizar o que é essencialmente espiritual.

Para compreender a mensagem que Cristo veio nos entregar pessoalmente por meio de sua vida, é preciso entender que os quatros registros acerca de sua vida tem características particulares inerentes à especificidade de cada povo, por esse motivo o Evangelho de Mateus foi escrito para os Judeus, o Evangelhos de Marcos para os Romanos, o Evangelho de Lucas para os Gregos e o Evangelho de João para os

Cristãos.

As curas sempre constituíram um componente essencial para o ministério de Jesus, pois toda cura revelava o quanto Ele valorizava a alma do ser humano. Jesus desenvolveu um ministério tríplice: Pregação, Ensino e Cura e as características do seu método de ensino eram: simplicidade, ilustrações, autoridade e perguntas. Sempre comunicando a misericórdia de Deus e sua divindade através de milagres, curas, libertações, operações de milagres e maravilhas.

  1. O Evangelho Segundo Jesus

Os Quatro Evangelhos do Novo Testamento apresentam-se segundo propósitos de alcançar sua compreensão a cada povo vejamos:

  • O Evangelho de Jesus Cristo segundo registro de Lucas:

Este livro foi escrito para os gregos, povo cujo ideal era alcançar a perfeição humana. Por isso, Lucas apresenta Jesus como filho de homem, homem perfeito de corpo, alma e espírito, que veio para buscar o que se havia perdido.

  • O Evangelho de Jesus Cristo segundo registro de Marcos:

Este livro foi escrito para os romanos, povo patriota que se orgulhava do próprio poderio militar e de servir aos seus superiores. Assim, Marcos apresenta Jesus como servo diante de Deus para tomar sobre si as nossas dores.

  • O Evangelho de Jesus Cristo segundo registro de João:

Este livro foi escrito para todos os cristãos e João apresenta Jesus como o filho do  Deus Altíssimo, como o único que pode batizar com o Espírito Santo.

  • O Evangelho de Jesus Cristo segundo registro de Mateus:

Este livro foi escrito para os hebreus, povo que esperava pela promessa de que o Messias viria para reinar eternamente. Por esse motivo, Mateus apresenta Jesus como o Rei que há de vir para buscar a Sua igreja.

Dessa forma tem-se a visão de que cada Evangelho enfatizou uma das quatro características de Jesus, sendo:

Quadro 1 - Síntese dos Quatros Evangelhos do Novo Testamento

Síntese  dos  Quatros  Evangelhos  de  Jesus  segundo  suas
Testemunhas

Mateus focalizou o Reinado de Cristo

O Rei que Reina e em Breve Voltará

Lucas enfatizou a humanidade perfeita de Cristo

O Filho de Deus Salvador da Humanidade

João ressaltou a divindade de Cristo

O Filho do Deus Altíssimo Batizador com Espírito Santo

Marcos mostrou o caráter de Jesus como Servo

O Senhor que Cura todas nossas Dores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com