TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A igreja que Deus quer avivar

Por:   •  14/3/2017  •  Artigo  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

AVIVAMENTO ESPIRITUAL | A IGREJA QUE DEUS QUER AVIVAR

A IGREJA DE ÉFESO

Apocalipse 2.1-7

INTRODUÇÃO

  • Todas as sete igrejas às quais Cristo fala em Apocalipse 2-3 localizam-se na Ásia Menor ocidental (Turquia moderna), em uma província que os romanos identificavam como Ásia.

1. TRÊS INTERPRETAÇÕES

Existem três formas de interpretar os capítulos 2 e 3 de Apocalipse. Estas três interpretações são aceitas em todo o cristianismo, ao longo dos séculos.

1.1 Interpretação ______________________________

  • Esta interpretação é a literal. Ou seja, estas igrejas eram reais, e estavam localizadas nestas cidades, como mencionado por João. A Arqueologia e a História comprovam a realidade delas.

1.2 Interpretação ______________________________

  • Esta interpretação é significativa. Ou seja, estas igrejas representam os sete tipos de Igreja em um tempo.

1.3 Interpretação _____________________________

Profeticamente, estas cartas apontam para sete períodos diferentes da Igreja ao longo dos séculos. Assim sendo, a história da Igreja é dividida assim:

  • Éfeso – igreja apostólica (30-100 d.C.) -> Esmirna – igreja perseguida (100-313 d.C.) -> Pérgamo – igreja-estado (313-590 d.C.) -> Tiatira – igreja papal (590-1517 d.C.) -> Sardes – igreja reformada (1517-1790 d.C.) -> Filadélfia – igreja missionária (1730-1900 d.C.) -> Laodicéia – igreja apóstata (1900 d.C.)

2. QUATRO PONTOS EM COMUM

As sete igrejas tinham quatro pontos em comum:

  1. Cada uma recebeu uma _______________________ de Jesus;
  2. Ele conhecia as _________________ de cada uma;
  3. Ele fez uma ___________________ ao que vencer;
  4. Ele ______________________ cada igreja, dizendo: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

3. FORMATO DAS CARTAS

As cartas às igrejas em Apocalipse 2-3 têm o mesmo formato.

  1. Cristo dirigiu-se a cada igreja pelo nome.
  2. Ele se identificou de acordo com o conteúdo de cada mensagem.
  3. Ele transmitiu à igreja as informações necessárias.
  4. Ele avaliou a condição da igreja.
  5. Ele fez uma exortação.
  6. Ele admoestou cada igreja a dar ouvidos à sua exortação
  7. Ele fez uma promessa àquele que vencer.

4. “E AO ANJO DA IGREJA...”

  • As mensagens foram endereçadas aos “anjos” (gr. angelos) das igrejas, simbolicamente também chamados de “estrelas” (Ap 1.16,20). Cada “anjo” funcionava como se fosse a igreja, como um _____________________________.


5. ÉFESO

5.1 A cidade

  • Quando João escreveu o livro do Apocalipse, Éfeso era a _________________ das sete cidades, com uma população aproximada de 250 mil pessoas.
  • Era uma cidade portuária e uma viagem marítima (passando pelo rio Caster) de 55 milhas ligava Patmos a Éfeso.
  • Os habitantes da cidade gostavam de chamá-la “a metrópole da Ásia” (como alguns chamam New York de “a capital do mundo”).

5.2 Cristo

  • Cristo se identifica como:
  • “aquele que tem na sua destra as sete estrelas” – v. 1
  •  “que anda no meio dos sete castiçais de ouro” – v. 1

5.3 Louvor: ____________________________

  • Cristo – como perfeito avaliador – reconhece as boas coisas em Éfeso:
  • “teu trabalho, e a tua paciência” – v. 2
  • “não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos” – v. 2
  • “e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste” – v. 3
  • “aborreces as obras dos nicolaítas” – v. 6

  • Se pudermos resumir o louvor de Cristo à igreja de Éfeso em uma palavra, esta é: Intolerante, ou, como se diz popularmente: tolerância zero.

5.4 Repreensão: ______________________________

  • Apesar de todo o louvor que a igreja de Éfeso havia recebido, o “fiscal” encontrou algo que era gravíssimo: a igreja deixou a primeira caridade.
  • O que é que significa tudo isso? Significa que a igreja amava, mas não com qualidade. Não era o melhor sacrifício, nem sacrificavam o melhor! – Cf. Ml 1-2
  • Éfeso simboliza a vida cristã mecânica e enfadonha. Eles trabalhavam muito, mas isso tudo era canseira e enfado no coração deles.
  • Observe que quando há o “primeiro amor”, ou a “primeira caridade”, há muito trabalho, mas ele é suave (Gn 29.20).

5.5 Solução: _______________________________

  • Ninguém gosta de “voltar atrás”, mas inúmeras vezes é a única opção! O regresso para Éfeso (v. 5) significava três passos:
  • Lembrar; Arrepender; Praticar
  • Estre três passos estão representados respectivamente na parábola do filho pródigo (Lc 15.17, 20, 24).

5.6 Promessa: ____________________________ de comer da árvore da vida (v. 7)

  • A promessa neste caso é particularmente apropriada. Ela oferece livre acesso à árvore da vida no paraíso de Deus, cujo fruto fora anteriormente proibido aos seres humanos caídos.
  • Isto significa o gozo da vida eterna no céu. Mas, o que é a vida eterna senão conhecer e amar a Deus e a seu Filho Jesus Cristo (Jo 17.3)?

CONCLUSÃO

  • A igreja de hoje, assim como a igreja de Éfeso, tem um trabalho a fazer, um combate para combater e uma profissão de fé a ser defendida. Mas acima de tudo, ela tem uma pessoa a ser amada, com o amor que tínhamos por ele no principio, um “amor imperecível”.
  • Que seja esta a nossa oração: faz arder a chama do amor outra vez Senhor! Aviva-nos!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com