A verdade sobre a religião
Seminário: A verdade sobre a religião. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hisnard • 8/1/2015 • Seminário • 1.423 Palavras (6 Páginas) • 410 Visualizações
Verdade sobre a Religião
Há agora um movimento que tenta em vão conciliar Ciência com Religião, desconhecendo que essas duas áreas da vida humana separaram-se cerca de 400 anos atrás, com o julgamento de Galileu Galilei. Mas, sob certas condições e com muita engenhosidade ainda seria possível juntar o bíblico ao conhecimento científico.
Sobre a origem do mundo, a religião judaico-cristã ocidental tem se tradicionalmente referido ao Gênesis, escrito por muitas mãos, mas atribuído a Moisés do Egito por volta do ano 1350 B.C.E..
Em 1701, um acadêmico irlandês chamado James Ussher fixou a cronologia estabelecida no Gênesis pegando datas de diferentes partes da Bíblia e comparando estas datas com vários documentos antigos e fontes arqueológicas. Se o Gênesis é literal e verdadeiro, então de acordo com aquele, a luz, os céus e a Terra foram criados no domingo 23 de outubro do ano 4004 B.C.E., os mares foram criados na segunda-feira, 24 de outubro de 4004 B.C.E., os continentes e as plantas na terça-feira 25 de outubro, o Sol, a Lua, os outros planetas e outras estrelas na quarta-feira 26, os seres aquáticos e os pássaros na quinta-feira 27 e os animais terrestres e o ser humano em 28 de outubro de 4004 B.C.E.. Para o dia 29 de outubro de 4004 B.C.E., o Universo estava pronto e não havia mais nada para ajustar.
No entanto, observando e testando ao longo dos últimos três séculos desde a cronologia de Ussher, vimos que as coisas são um pouco diferentes. A evidência empírica mostra para todos nós, crentes e não crentes, que a criação do mundo (se houver) fica num tempo não observado, antes de o Universo começar uma grande expansão conhecida como Big Bang e da qual surgiu o céu e a luz há 13 700 milhões de anos. As primeiras estrelas surgiram há 13 mil milhões de anos, o Sol há 4900 milhões de anos, a Terra, a Lua e outros planetas há 4600 milhões de anos, a vida aquática iniciou-se há 3600 milhões de anos, os primeiros animais terrestres apareceram há 520 milhões de anos, as primeiras plantas 480 milhões de anos atrás, os primeiros seres humanos há pelo menos 3,18 milhões de anos, os seres humanos modernos 100 000 anos atrás mais ou menos, e até hoje o Universo está constantemente mudando e evoluindo sem sabermos bem para onde ele vai.
Antes de acusar um ou outro lado de mentiroso, talvez possamos fazer um exercício mental e tentar ver em que condições poderiam explicar-se essas discrepâncias.
SE A BÍBLIA É LITERAL
Uma opção é que o Gênesis é realmente verdade, e o Universo foi criado na semana de 23 a 29 Outubro do ano 4004 B.C.E., mas Deus o criou de um jeito tal para que simplesmente parecesse ter milhares de milhões de anos, apenas para testar a inteireza da nossa fé. Esta teoria parte do pressuposto de que Deus é todo-poderoso e, portanto, poderia criar pistas falsas para nos fazer acreditar que o Universo é muito antigo, quando na verdade tem apenas cerca de 6000 anos. É uma linha de pensamento semelhante a dizer que os fósseis de dinossauros foram na verdade obra do Diabo para enganar os seres humanos, ou o caso do padre que se recusou a olhar pelo telescópio de Galileu porque aquele disse que era um instrumento satânico e não se pode saber a verdade sobre o Universo através dele.
Mas falando mais a sério, ninguém estava nos primórdios do Universo para saber como ele realmente era, ou como ele evoluiu. Tudo o que podemos fazer é assumir que o Universo era de uma certa maneira, pelo entendimento de como ele funciona atualmente e assumindo que vem atuando da mesma forma desde que ele surgiu. Mas se as "leis" da natureza são arbitrárias e caprichosas e em constante mudança, porque Deus teria o poder de fazer toda e quanta mudança quiser e no momento que ele quiser, então não temos nenhuma maneira de saber como o Universo era no passado, quando foi esse passado, nem o que mudou desde lá. No entanto, não há nenhuma evidência de fora as histórias religiosas para apoiar este pressuposto. O mais simples é pensar que a evidência física que temos à mão são reais e não uma farsa ou frutos de miragem.
SE A BÍBLIA É UMA METÁFORA
A outra possibilidade é que o Gênesis é apenas uma metáfora e o Universo realmente foi criado por Deus no Big Bang 13 700 milhões atrás, de modo que a Ciência e Religião estão em concordância. Isto é o que provavelmente acha a maioria da população, e é uma boa tentativa de conciliar a necessidade de viver num mundo moderno, cercado e dependendo da Ciência e da Tecnologia, com a cultura religiosa herdada ou adquirida segundo as necessidades emocionais ou espirituais de cada pessoa. Mas ainda assim, há dois problemas: um é que, se a Bíblia não é literal, mas agora ela está sujeita à interpretação de cada um segundo os tempos mudam e o conhecimento científico avança, vai ficar difícil decidir qual parte da Bíblia é literal e quanto é puramente inventado ou exagerado. Devemos lembrar que muitos ainda dizem que Jesus de Nazaré podia fazer milagres "sobrenaturais" reais e não meros truques ilusionistas,
...