ANTROPOLOGIA TEOLOGICA
Por: MikeJF • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 373 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
Relatório de Leitura 1
NOME DO ALUNO: MIKE JONATHAN FONSECA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
LIVRO/ AUTOR/ EDITORA: Análise Antropológica do Fenômeno Religioso _______________________________________________
Assunto Principal do Livro
O texto vai falar sobre a religião, e apresenta-la como um sistema de representação e sistema cultural, é uma análise sobre os desafios que a religião enfrenta hoje tanto no Brasil como no mundo. E como o ser humano lhe dá com a religião e a religiosidade.
Palavras-Chaves / ou Frases-chaves:
Cultura religiosa brasileira, sistema de representação, sistema cultural, interculturalidade, mito, sagrado e profano, símbolos, doutrinas, mediadores, rituais e ritos, espaço sagrado e tempo sagrado, magia, sincretismo, tabu, totem.
Ao ler este livro você ficou sem entender alguma coisa? O que?
Não.
Principais ideias do livro:
O Texto aborda sobre a religião como sistema de representação e como sistema cultural, e também sobre a cultura religiosa brasileira.
O autor afirma que a religião se apresenta como uma cultura. Os moldes da religião são os mesmos da cultura, exemplo, comportamentos, estruturação, organização etc. e também é cultura quando tenta responder a perguntas sobre a existência humana e sobre o sentido da vida.
Por ser um sistema representativo a religião é formada por alguns elementos, o autor citou alguns temas e apresentou definições para os tais, como; mito, o sagrado e o profano, símbolos, doutrinas, mediadores, rituais e ritos, espaço sagrado e tempo sagrado, magia, sincretismo, tabu e totem.
Falando sobre a cultura religiosa no Brasil, ele fala que nosso país era considerado a terra dos sofrimentos, e por esse motivo os nativos eram demonizados e submetidos a escravidão. Porém no momento atual o Brasil tem vivido um crescimento muito grande de evangélicos, especialmente nas igrejas chamadas pentecostais e neo-pentecostais.
Existem no Brasil muitos movimentos de resistência alimentados por algum tipo de religiosidade, os chamados movimentos messiânicos. Estudos apontam que esses movimentos são resultados de desejo de superação de injustiças.
Corremos o risco de perder o sentido da religiosidade, da religião se vender, para poder agradar as pessoas.
O que mais te chamou atenção na leitura?
O que mais me chamou atenção foi a comparação da religião com a cultura, e como as influencias culturais provocam uma cosmovisão diferente de um determinado lugar, exemplo, o Brasil ser considerado uma terra amaldiçoada por conta da cultura.
...