As Características da Religião na Infância
Por: ACS 16 Campo Limpo • 4/1/2022 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
Características da religião na infância segundo Clark
Está baseada no princípio da autoridade.
Suas ideias não se fundamentam em suas próprias experiências, mas nas experiências daqueles que são importantes para ela.
Cultura da obediência.
Por ser baseada na autoridade de outrem a religião da criança é bastante simples.
Outra característica é a egocentricidade
Na sua formação em certa fase tudo gira em torno do seu “eu”.
A oração da criança é egoísta para vantagem pessoal, desce do nível religioso e se torna uma simples mágica sem sentido social. A oração torna-se religiosa quando o homem intercede pelos outros e procura o bem estar mútuo.
Outra característica é a antropomorfismo
A criança em nossa cultura aprende que Deus é um ser masculino e geralmente possui as características do pai da criança.
A criança atribui também características emocionais que observa nos pais e com pessoas com quem se relacionam e o que mais destaca-se são as características menos louváveis.
A religião da criança é ritualista
A religião da criança em sua maior parte consiste simplesmente em repetição de frases e gestos.
Se não forem aprendidos na infância, raramente alcançarão a plena significação religiosa que tem para o adulto emocionalmente amadurecido.
Nesse ritualismo a criança age por imitação e por sugestão.
Na religião da criança há um elemento de admiração e curiosidade
Esse espírito de curiosidade e de exploração é típico da fase etária entre os sete e os doze anos. Nessa fase a criança faz perguntas difíceis de responder, mas pais e educadores devem ter o cuidado de não deixar as perguntas das crianças sem resposta e não demonstrar irritação com as perguntas, pois isso poderia matar o espírito criativo da criança e leva-la a uma posição de indiferentismo e apatia para com a religião.
Conclusão
...