Aspectos Sociais Do Islamismo
Trabalho Universitário: Aspectos Sociais Do Islamismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jyow • 16/9/2014 • 368 Palavras (2 Páginas) • 2.319 Visualizações
Aspectos sociais do islamismo
O Islão é a segunda religião com maior número de fiéis, atrás apenas do cristianismo e estaria crescendo mais rapidamente em número de adeptos que qualquer outra religião.
É dividido basicamente em dois grupos, os sunitas e os xiitas. O sunismo compreende atualmente cerca de 80% de todos os muçulmanos e os xiitas, que consequentemente são minoria, acreditam que o líder da comunidade muçulmana deve ser um descendente de Ali (primo de Maomé) e de sua esposa Fátima (filha de Maomé).
O calendário islâmico segue o ano lunar, que é cerca de onze dias mais curto que o solar. Consequentemente, as comemorações muçulmanas acabam por circular por todas as estações de ano. As duas principais comemorações são a Celebração do fim do jejum do Ramadão e a Celebração do fim da peregrinação a Meca.
O Islã teve uma grande importância na língua e na literatura. Com o avanço do Islã, a língua árabe, se expandiu devido ao fato do Alcorão ser neste idioma.
Locais sagrados
Para os muçulmanos existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.
O Papel da mulher muçulmana na Sociedade
A mulher muçulmana ganha um destaque na responsabilidade e direitos sociais: além dos itens descritos acima, ela é a grande responsável pela orientação das crianças, isso significa que as futuras gerações se tornam mais ou menos virtuosas segundo a educação proveniente das ancestrais. A mulher muçulmana deve deixar claro às suas crianças a postura islâmica do indivíduo dentro de uma sociedade, deve deixar claro a seus filhos a importância de um caráter nobre e para suas filhas, a importância da obediência. A muçulmana tem direito ao voto, a parte da herança, direito de escolher seu marido e manter seu nome após casar, direito ao divórcio e ao amparo financeiro. Gerar renda para o sustento de uma família é um dever apenas masculino, a mulher tem o direito de trabalhar e também gerar renda, mas não é seu papel dentro de uma sociedade islâmica.
...