CATEQUESE PERMAMENTE
Por: eder12345 • 17/9/2015 • Monografia • 7.861 Palavras (32 Páginas) • 1.134 Visualizações
FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS
INSTITUTO DE CIENCIA HUMANA JOAO PAULO II
CURSOS DE EXTRAORDINARIO APROVEITAMENTO EM TEOLOGIA
GONÇALO ROMANO DO PRADO
CATEQUESE PERMANENTE
Anápolis - GO
2015/1
GONÇALO ROMANO DO PRADO
CATEQUESE PERMANENTE
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso de Extraordinário aproveitamento em Teologia da Faculdade Católica de Anápolis.
Orientador: Professor Pe. Elilzo Marques de Oliveira.
Anápolis - GO
2015/1
GONÇALO ROMANO DO PRADO
CATEQUESE PERMANENTE
TCC – Trabalho de Conclusão de Cursos Extraordinário aproveitamento em Teologia da Faculdade Católica de Anápolis.
Banca Examinadora
_________________________________
Prof.
Coordenador
_________________________________
Prof.
Membro
_________________________________
Prof.
Membro
Anápolis, ____de _________________de 2015.
Nota final: __________________
Dedico este Trabalho de Conclusão de Curso a minha família e amigos. Em especial ao Profo. Erofilho, e a todos que de muitas formas me incentivam e ajudaram para que fosse possível a concretização deste trabalho com todo carinho.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, pelo dom da vida, pela a paz e principalmente a fé.
A minha família, pela compreensão, paciência, incentivo e apoio recebido em todos os momentos difíceis. Aos professores, dos Cursos de Extraordinário aproveitamento em Teologia da Faculdade de Anápolis, que tanto me ajudaram nessa conquista, em especial ao Prof° Erofilho.
“A catequese não deve ser reservada para a infância nem para a preparação exclusiva aos sacramentos, como a primeira eucaristia e a crisma. A catequese deve ser ministrada a todas as idades, culturas e estados de vida para que as pessoas possam chegar à maturidade cristã e ao desempenho conveniente de sua missão dentro da Igreja”.
(TÓTH, 1985, p. 26)
PRADO, Gonçalo Romano do. A Catequese Permanente. Anápolis/GO, 2015. 34 f. (Trabalho de Conclusão de Curso de Extraordinário Aproveitamento em Teologia). Faculdade Católica de Anápolis, 2015.
RESUMO
Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo acerca da catequese permanente e demonstrar sua importância para a Igreja. A escolha desse tema deve-se ao fato de ser um assunto bastante atual e de grande importância para a Igreja Católica. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta pesquisa é bibliográfica, e o levantamento de dados baseou-se num primeiro momento em consulta à literatura, que focaliza a temática do assunto onde analisamos os conceitos que, são fundamentais para a compreensão do mesmo e com este embasamento, formulou-se a conexão dos conhecimentos em Teologia.
Palavras-Chave: Catequese Permanente, Igreja Católica, Teologia.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
CAPÍTULO 1 A CATEQUESE 11
CAPÍTULO 2 ORIGEM DA CATEQUESE 16
2.1. Bíblia 16
2.2. Kerigma 20
2.3. Didaché 21
3. CATEQUESE NOS DOCUMENTOS ATUAIS 24
3.1. Evangelli Nuntiandi 24
3.2. Catechisi Tradendae 25
3.3. Catecismo da Igreja Católica 26
4. CATEQUESE PERMANENTE 29
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 32
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33
INTRODUÇÃO
Um dos movimentos de maior importância na Igreja é sem dúvidas a catequese. “O Vaticano II reafirmou claramente a importância da catequese em toda a atividade pastoral da Igreja...” (OLIVEIRA, 1992, p. 42)
Através de uma catequese bem feita o cristão tem condições de viver melhor o seu ser cristão. De acordo com Oliveira (1992, p. 149): “A catequese, como educação da fé, deve ajudar o cristão a descobrir como viver a fé numa sociedade pluralista, que se caracteriza também pela pluralidade de denominações religiosas”.
O desafio está em acreditar que somente a catequese se resume naquela de iniciação, realizada anteriormente aos sacramentos, e abandoná-la a posteriormente, afastando, até mesmo dos grupos da Igreja, restringindo simplesmente a Santa Missa aos domingos e dias de guarda.
Segundo
...