Plano De Catequese
Dissertações: Plano De Catequese. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aliciene • 2/11/2014 • 2.253 Palavras (10 Páginas) • 312 Visualizações
Planejamento 2ª etapa – Novembro/14
Diocese Itabira/ Coronel Fabriciano - Paróquia Cristo Rei
Tema: Advento
Objetivo: Mostrar aos catequizandos que Advento é um tempo de espera e preparação para vinda de Cristo.
Acolhida: Preparar o local de forma alegre não se esquecendo da coroa do Advento
Oração inicial: Ângelus
O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
E Ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria, cheia de graça...
Eis a escrava do Senhor.
Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra. Ave Maria cheia de graça...
E o Verbo divino encarnou.
E habitou no meio de nós. Ave Maria cheia de graça...
Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.
Ver: Tempestade de idéias:
- Para você o que significa Advento
- O que representa a Coroa do Advento?
- Por que quatro velas de cores diferentes?
- Como estamos vivendo a preparação da chegada de Jesus?
Obs.: O catequista conclui explicando os símbolos que aparecem na coroa, enfocando que são 4 domingos que inicia na véspera do domingo mais próximo do dia 30 de novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal.
Iluminar:
Lucas 1,26-38
O catequista conclui a leitura
Agir:
Confeccionar a coroa do advento com os catequizados ou exercício folha a parte.
Celebrar:
Participar junto com a família das missas e celebrações que antecedem o Natal.
Oração Final:
A critério do catequista.
Alicia, Márcia e Silvanio
Advento
Meditando a chegada de Cristo, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração.
O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.
Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.
No lº Domingo (vela roxa), há o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus fez-se filho de Adão para salvar o seu pai terreno. Meditando a chegada de Cristo, que veio no Natal e que vai voltar no final da História, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração para o encontro com o Senhor. Para isso, nada melhor que uma boa Confissão, bem feita.
Até quando adiaremos a nossa profunda e sincera conversão para Deus?
No 2º Domingo (vela verde), meditamos a fé dos Patriarcas. Eles acreditaram no dom da terra prometida. Pela fé, superaram todos os obstáculos e tomaram posse das Promessas de Deus. É uma oportunidade de meditarmos em nossa fé; nossa opção religiosa por Jesus Cristo; nosso amor e compromisso com a Santa Igreja Católica – instituída por Ele para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos. Qual tem sido o meu papel e o meu lugar na Igreja? Tenho sido o missionário que Jesus espera de todo batizado para salvar o mundo?
No 3º Domingo ( vela rosa), meditamos a alegria do rei Davi. Ele celebrou a aliança e sua perpetuidade. Davi é o rei imagem de Jesus, unificou o povo judeu sob seu reinado, como Cristo unificará o mundo todo sob seu comando. Cristo é Rei e veio para reinar; mas o seu Reino não é deste mundo; não se confunde com o “Reino do homem”; seu Reino começa neste mundo, mas se perpetua na eternidade, para onde devemos ter os olhos fixos, sem tirar os pés da terra.
No 4º Domingo (vela branca ou vermelha), contemplamos o ensinamento dos Profetas: Eles anunciaram um Reino de paz e de justiça com a vinda do Messias. O Profeta Isaías apresenta o Senhor como o Deus Forte, o Conselheiro Admirável, o Príncipe da Paz. No seu Reino acabarão a guerra e o sofrimento; o boi comerá palha ao lado do leão; a criança de peito poderá colocar a mão na toca da serpente sem mal algum. É o Reino de Deus que o Menino nascido em Belém vem trazer: Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade.
A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que
...