Cidade colonial
Resenha: Cidade colonial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: richardiii • 1/10/2014 • Resenha • 228 Palavras (1 Páginas) • 235 Visualizações
Admirável estudo da ‘cidade colonial’ não apenas um monumento de pesquisa histórica sobre as origens do nosso urbanismo e muito menos uma descrição estético-sentimental de cidades mortas em contraste com cidades vivas, mas um estudo da anatomia urbana e social comparativa entre a semente e a flor, na análise de analogias substanciais, que redundam num admirável tratado de sociologia dinâmica de melhor espécie.
A cidade colonial que ai resta na corografia brasileira ainda é a melhor testemunha da epopéia da conquista e da história da colonização. Cenário em que se elaborou toda a alquimia da vida em comunidade, é o melhor documentário vivo que ainda se podem ler e sentir, nas horas presentes, velhas lições do passado. Cidade quieta e sonolenta, ata o passado ao presente por misterioso vínculo, e nela respiramos esquisita atmosfera de encantamento e saudade. (p.03)
A impressão da uniformidade na fisionomia dos povoados coloniais colhidos pelos cronistas denuncia a descoberta de uma constância no modo de ser e de se expandir de nossos centros urbanos, e revela a inspiração científica, idêntica à dos ecologistas de hoje, ao estudarem as cidades modernas, de reduzirem suas características e atributos a dominadores comuns, de vez que nelas identificam alto número de fato e aspectos repetidos, de traços essencialmente semelhantes, de órgãos diretivos iguais, de formas invariáveis do comportamento coletivo e dos mesmos processos sociológicos. (p.06)
...