Ciência E Vida
Exames: Ciência E Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatioliveirama • 2/7/2013 • 321 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
O QUE É A INCLUSÃO?
De acordo com o dicionário Aurélio da língua portuguesa, o verbo incluir apresenta vários significados, todos eles com o sentido de algo ou alguém inserido entre outras coisas ou pessoas. Em nenhum momento essa definição pressupõe que o ser incluído precisa ser igual ou semelhante aos demais aos quais se agregou, o que erroneamente sempre pensamos.
Quando falamos de uma sociedade inclusiva, pensamos naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e construir juntos um mundo de oportunidades reais (não obrigatoriamente iguais) para todos. Incluir,nesse aspecto, significa aceitar,incorporar algo que de primeira mão nos parece diferente,mas que pode contribuir sobremaneira para o nosso aprendizado e conhecimento nas mais diferentes áreas.Isso implica numa sociedade onde cada um é responsável pela qualidade de vida do outro, mesmo quando esse outro é muito diferente de nós. Isso acontece, por que a inclusão se baseia na premissa de que todo e qualquer indivíduo é capaz de contribuir com o outro de alguma forma, o que não é o mesmo que dizer que existe dependência entre eles e sim colaboração e aprendizado mútuo.
Em termos de educacionais, os objetivos tradicionais na educação de pessoas com necessidades educativas específicas, ainda se orientam por conseguir alcançar comportamentos sociais controlados, quando deveriam ter como objetivo que essas pessoas adquirissem cultura suficiente para que pudessem conduzir sua própria vida. Ainda vivemos em um modelo assistencial e dependente quando a meta da inclusão é o modelo competencial e autônomo.
O pensamento pedagógico dos profissionais, é que "as crianças com necessidades educativas específicas são os únicos responsáveis (culpados) por seus problemas de aprendizagem (às vezes esse sentimento se estende aos pais), mas raras vezes questionam o sistema escolar e a sociedade... o fracasso na aprendizagem deve-se às próprias crianças com deficiência e não ao sistema, pensa-se que são eles e não a escola quem tem que mudar."
...