Conceitos de diversidade religiosa
Abstract: Conceitos de diversidade religiosa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatilima22 • 4/8/2014 • Abstract • 527 Palavras (3 Páginas) • 384 Visualizações
Aviso em sala :
Temos um fórum de diversidade religiosa será entregue ao deputado luiz Couto os documentos para a criação da do comitê estadual da diversidade religiosa.
1 . As noções :
a) As ciências humanas : Calcifica ,compreende e explica as ciências humanas. A arqueologia como ciência dura tb ajuda de certa forma a amolecera a os métodoas da história.( O queijo e os vermes). “ Gilbert Durand denuncia categoricamente o esvaziamento do modelo paranoico das ciências humanas cuja a pretensão seria o de trazer explicações profundas baseadas em hermenêuticas superficiais. Ele considera que as humanas buscaram reduzir o homem a suas determinantes psicologisantes , étnicas e geopolíticas. A argumentação de Durand aponta a tradição, a mitologia tradicional, o diálogo com o oriente mulçumano e a razão hermética como saídas para o impasse criado pelo racionalismo”.
b) O impasse racionalista: è o fracasso da promessa do modelo do século XVIII. Os historiadores assumem um papel de adivinho de futuro. È a ciência que estuda o passado e explica o futuro. “ A limitação do modelo ocorre para Durand, em vários aspectos da vida; no fracassado sonho tecnológico, o aumento das diferenças econômicas na maior riqueza dos ricos e na maior pobreza dos pobres, os regimes totalitários e impotência da democracia para combate-los.”
c) Tradição: O que é ? Tradição é tudo aquilo que não esta escrito na história, mas queo homem vive a ciência não narra empiricamente mas resiste mesmo as margens da ciência. Para Durant o retorno a tradição o que ele propõe é um retorno a essência do homem sapiens é um conhecimento hermético, ele chama o homem para pensar-se além da determinante histórica. “Quando fala tradição, o autor se refere a um conhecimento profundo transformado hoje em saber hermético. Neste conhecimento, o simbolismo e as narrativas míticas são consideradas uma forma natural de conhecer o mundo sem necessariamente explica-lo primeiro através da história.Uma mitologia tradicional representaria a dimensão profunda do homem sapiens sapiens.”
Ler para as próximas aula: Até a página 65 para o dia 24 /07/2014. Primeiro capítulo. Para o dia 31/07/2014 67 a 161 Segundo capítulo. Para 07/08/ 2014 da página 163 a 273. A avaliação será feita como um seminário coletivo. Marcar reposição na próxima aula dia 24 de julho.
2. Origens do desvio racionalista:
“As transformações ocorridas no século XIII são à base do empobrecimento racionalista do ocidente. Nele foi criada e consolidada a santa inquisição, estabelecida à clausura das mulheres feriras, abertamente perseguidas as últimas comunidades do cristianismo original e adotada a razão radical como obrigatória para a teologia e para as humanidades no meio universitário. Estava montado o cenário a partir do qual o clero se transformaria em um autoridade obrigatória para todas as coisas e o cristão comum veria o que restava do seu Deus cotidiano se transformar em um Deus inacessível intermediado por pretensões procuradores clericais. Isso gerou o que Durand chamou de cristão desesperado. Desesperado pela distância de Deus, o cristão vai busca-lo onde ele não está: nas lutas demasiadamente humanas da história. Este cristão
...