Cultura Da India
Exames: Cultura Da India. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdinarsousa • 8/6/2014 • 2.400 Palavras (10 Páginas) • 333 Visualizações
Cultura da Índia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artigos relacionados à
Cultura da Índia
Flag of India.svg
História
Línguas
Culinária
Religião
Música
Mídia[Expandir]
Monumentos[Expandir]
Símbolos[Expandir]
v • e
Encantador de serpentes em Jaipur, no Rajastão.
A cultura indiana está marcada por um alto grau de sincretismo1 e pluralismo.2 Os indianos têm conseguido conservar suas tradições previamente estabelecidas, enquanto absorvem novos costumes, tradições e ideias de invasores e imigrantes, ao mesmo tempo que estendem a sua influência cultural a outras partes da Ásia, principal Indochina e Extremo Oriente.
A sociedade tradicional da Índia está definida como uma hierarquia social relativamente restrita. O sistema de castas descreve a estratificação e as restrições sociais do subcontinente indiano; também definem as classes sociais por grupos endogâmicos hereditários, que a princípio se denominam jatis ou castas.3 Os valores tradicionais das famílias indianas são muito respeitados e o modelo patriarcal tem sido o mais comum durante séculos, ainda que recentemente a família nuclear esteja se convertendo no modelo seguido pela população que vive na zona urbana. A maioria dos indianos têm seus casamentos arranjados por seus pais e por outros membros da família respeitados, com o consentimento da noiva e do noivo.4 O matrimônio é planejado para toda a vida,4 a taxa de divórcio é extremamente baixa.5 Casamento na infância é ainda uma prática comum, já que metade das mulheres indianas se casam antes dos dezoito anos.6 7
A gastronomia da Índia é caracterizada por uma grande variedade de estilos regionais e o uso sofisticado de ervas e espécies. Os alimentos básicos são feitos com arroz (especialmente no sul e no leste) e o trigo (predominante no norte).8 Espécies, como pimenta-preta, que agora são consumidas em todo o mundo, são originalmente nativas no subcontinente indiano. O pimentão, que foi introduzido pelos portugueses, também é muito utilizado na cozinha indiana.
A roupa tradicional varia de acordo com as cores e estilos segundo a região e depende de certos fatores, incluindo o clima. Os estilos de vestir incluem prendas simples como o sári para as mulheres e o dhoti para os homens; outras prendas como salwar kameez para as mulheres e os kurta-pijamas, calças de estilo europeu e camisas para os homens também são populares.
Muitas celebrações indianas são de origem religiosa, ainda que algumas sejam celebradas independentemente da casta ou credo. Algumas das festas mais populares da Índia são: Diwali, Holi, Durga Puja, Eid ul-Fitr, Eid al-Adha, Natal e Vesak.9 Além destas, a nação tem três festas nacionais: o dia da República, o dia da independência e o Gandhi Jayanti. Uma outra série de dias festivos, variando entre nove e doze dias, são oficialmente celebrados em cada estado nacional. As práticas religiosas são parte integral da vida cotidiana e são um assunto de interesse público.
Índice [esconder]
1 Histórico
2 Artes
2.1 Música
2.2 Cinema
3 Religiosidade
4 Ciência e tecnologia
4.1 desporto
4.2 Feriados nacionais
5 Referências
Histórico[editar | editar código-fonte]
Bovino em um mercado de Varanasi, no estado de Uttar Pradesh. Na Índia, os bovinos, elefantes, macacos e aves são considerados como divindades, podendo circular livremente por todos os locais públicos do país.
Inicialmente, a Índia era constituída por três etnias: negros (Dravidianos), orientais (mongóis) e brancos (caucasianos). Posteriormente, outros povos lá estiveram em vários períodos de sua longa história. Deve-se a isso a grande tolerância religiosa existente no país, uma vez que o povo está acostumado a conviver com uma enorme diversidade cultural, que inclui diferenças até mesmo nas línguas (que são realmente muitas).
A cultura indiana antiga dividia a sociedade em quatro categorias de ofícios e quatro de idades. Esse sistema tem o nome de Sanatana Dharma. Tal aspecto cultural gerou diversas distorções na sociedade contemporânea e, apesar de oficialmente banido, continua sendo infamente praticado.
Os indianos, apesar das diversidades como linguagem, arte, música e cinema, são extremamente ligados à nação e aos ancestrais, o que os torna uma sociedade muito tradicional.
Segundo recenseamentos de 1961 e 1ínguas vernáculas (sem agregação de estrangeirismos) e 67 línguas de ensino escolar em diversos níveis. A Constituição de 1950 tornou o hindi, escrito em ortografia devanágari, a língua oficial do país e enumerou as 15 línguas oficiais regionais: assamês, bengali, gujarati (ou gujerat), hindi, kanara, caxemira, malaiala, marathi, oriya, pendjabi, sânscrito, sindhi, tâmil, telugu, urdu. No entanto, o hindi encontrou uma certa resistência, particularmente nos Estados do sul e em Bengala, o que conduziu à manutenção do inglês como segunda língua privilegiada, de elite, que permite os contatos internacionais e a obtenção dos melhores empregos.
Artes[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Arte da Índia
Taj Mahal in March 2004.jpg
Kurukshetra.jpg
Chhatrapati Shivaji Terminus.jpg
À esquerda, o Taj Mahal, em Agra, construído por Shah Jahan e sua esposa Mumtaz Mahal, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.10 No centro, a página do Mahabharata, que representa a batalha de Kurukshetra. À direita, o Chhatrapati Shivaji Terminus, em Bombaim, um claro exemplo das mesclagem entre a arquitetura europeia e a indiana, declarado patrimônio da humanidade em 2004.11
A arquitetura da Índia apresenta grandes variações
...