DANIEL, UM HOMEM DE ORAÇÃO
Por: Lília E Anderson • 12/5/2021 • Artigo • 1.798 Palavras (8 Páginas) • 415 Visualizações
1 - A oração, adoração, meditação da palavra e jejum precisam caminhar em unidade
DANIEL, UM HOMEM DE ORAÇÃO
CAPÍTULO 1 – Daniel foi levado cativo juntamente com uma parte do seu povo. Nabucodonosor (Rei da babilônia) invandiu Jerusalém ( por vários anos o Senhor usou alguns profetas para despertar o povo do pecado e avisar que se eles não se arrependessem, iam ser levados cativos e assim aconteceu.
Daniel ainda muito jovem (por volta dos seus 12 à 18 anos) enfrenta vários desafios:
- Viver em uma terra estranha
- Deveria ser treinado para servir no palácio como escravo, “algo bom” só que não...
Ele teria que servir um rei: que o tirou a força da sua terra natal,
que invadiu sua terra
que matou e torturou a muitos do seu povo
É interessante que em todo o livro de Daniel, nós vemos que ele tinha uma vida de oração ativa que o impulsionou a viver e entender o coração de Deus. Quem o ensinou? Talvez seus pais? A bíblia não menciona, mas provavelmente ele foi criado em um lar de reverência e obediência a Deus, mesmo a nação se rebelando contra Deus em adoração a outros ídolos (lembra que foi por isso que eles foram levados cativos) Daniel ainda moço já sabia o que queria ( eu não vou me contaminar com o mundo, eu não vou fazer o que todos fazer, eu vou ser diferente, eu vou ouvir o coração de Deus, eu vou viver pra Ele)
E todos já conhecem a história do primeiro capítulo onde ele resolve não se contaminar com a comida do rei que lhe era oferecida (segundo alguns estudiosos o rei consagrava essa comida ao seu deus) e Daniel pede a encarregado deles para fazer um experimento por 10dias com legumes e água...e o negócio funcionou, o encarregado percebeu que a aparência de Daniel e seus amigos eram melhores que as dos outros que estavam comendo das iguarias do rei. E por 3 anos Daniel e seu amigos comeram legumes e beberam água....irmãs a bíblia não diz e Daniel jejuou durante esse período, porém na minha interpretação dá se a entender que Deus tinha colocado esse propósito de jejum no coração de Daniel.
Imaginem: 3 anos comendo legumes e bebendo água...tem pessoas que até pra fazer jejum precisa pelo menos do cafezinho preto senão não suporta a dor de cabeça... e o cuscuz?
E nós queremos níveis mais profundos com o senhor...mas sem sacrifício...não vai funcionar!
Daniel determinou propositalmente que não se contaminaria com a imoralidade, com a criminalidade e com a injustiça religiosa, política e social de Babilônia...e ele resolveu começar pela alimentação.
Irmãs o tema que a Pastora Luciana me passou é “coração para orar” e o Senhor ministrou em meu coração a vida de Daniel para entendermos que se quisermos sermos mulheres de atitudes, forjadas nas batalhas, mulheres que transmitem Jesus por onde passa, nós precisamos sermos verdadeiras cristãs: João 4 diz Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
O verdadeiro adorador têm uma vida constante de oração, jejum e meditação da palavra...ele é completo.
Ex: eu li a bíblia toda umas 3x qdo era adolescente (acho que foi mais pra dizer pra todos qtas x eu tinha lido a bíblia). Mas basicamente eu não entendia nada pq eu não tinha intimidade com Deus...eu orava pq meus pais me obrigavam a orar...então era aquela oração que vazia...jejuava pq eles nos obrigavam a jejuar...eu tinha um relacionamento superficial...e qtas de nós esperamos os nossos líderes pedir pra jejuar, orar, meditar na palavra.
Outro ponto importante aqui é que o nome de Daniel que significa Deus é meu juiz foi trocado por Beltessazar, que em babilônico quer dizer: Bel proteja sua vida ( era o nome de um dos vários deuses daquela terra) o nome de Daniel foi trocado, mas a essência de Deus que estava nele, Nabucodonosor não pode tocar.
Existe um poder como uma dinamite dentro de nós... em lucas 24:49 Jesus disse aos discípulos “vcs precisam permanecer em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder. Em Atos 1 fala desse poder que no grego significa dunamis, é um poder explosivo dentro de vc, é uma força sobrenatural...está dentro de vc...mas pq não está funcionando? Pq estamos vivendo uma vida de fracasso, pq nossa casa está desmoronando? Pq não há comunhão com o Pai, não há oração, não há jejum, não há meditação da palavra...não existe compromisso da nossa parte para como o nosso amado.
CAPÍTULO 6
Daniel aqui já está com mais ou menos 75 anos de idade
O império babilônico já tinha caído e o Imperador medo Persa chamado Dario havia conquistado Babilônia.
Ele pra não sofrer nenhum dano ou prejuízo resolve levantar 120 governadores e acima desses 3 grandes líderes sendo um desses Daniel. E Daniel se destacou tanto em tudo o que fazia (excelência) ele era escravo, um escravo não recebe salário...mas td o que Daniel fazia era com excelência e Deus o honrava por isso...Daniel sabia o que era ser servo fiel e verdadeiro.
E por Daniel ter se destacado o rei planejava coloca-lo como o segundo no seu reino...primeiro era o rei e depois Daniel...que honra...e seus colegas de trabalho por inveja resolvem prejudicar Daniel de algum jeito...até que decidiram um plano maligno, diabólico ... chegaram no rei e disseram “ ó rei todos nós seu administradores concordamos em que o senhor assine um decreto que durante 30 dias todos os homens adorem somente ao senhor e quem não adorar que seja jogado na cova dos leões. Com isso o orgulho cresceu no coração do rei e ele assinou o decreto.
Daniel qdo ficou sabendo
v.10 Assim que Daniel soube que esse decreto do rei havia sido proclamado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém e ali orou como costumava fazer cotidianamente, três vezes ao dia; ajoelhou-se, rogou e deu graças diante do seu Elah, Deus.
Daniel não permitia que nada atrapalhasse a regularidade de seu tempo de oração.
O inimigo vai fazer de tudo para nos paralisar na oração, o diabo quer que sejamos parasitas.
No termo pejorativo, parasita é o indivíduo que vive à custa alheia por pura exploração ou preguiça. Alguém conhece os seis hora por mim? Custa a ir na igreja e quase que exige “olha vcs tem que orar por mim pq a coisa ta feia”
...