DOUTRINAS CARDINAIS
Trabalho Universitário: DOUTRINAS CARDINAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CleitonBetti • 18/1/2014 • 5.100 Palavras (21 Páginas) • 813 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO
PARA A FORMAÇÃO MORAL, ÉTICA E ESPIRITUAL DOS ALUNOS DAS FACULDADES ADVENTISTAS DO BRASIL
Arilton Cordeiro de Oliveira
Teólogo da Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMinas).
Docência Universitária pelo UNASP ? Campus de Engenheiro Coelho.
arilton7@gmail.com
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a importância do ensino religioso na formação moral, ética e espiritual dos alunos das faculdades adventistas do Brasil. Se esboçará a importância da religiosidade na visão de modernos educadores e um quadro histórico do ensino religioso no Brasil desde sua descoberta. O que está legalizado sobre o tema e suas implicações para as instituições de ensino superior. Também se apresentará uma análise crítica da filosofia adventista de educação e do currículo das matérias religiosas adotadas pelas faculdades adventistas do Brasil. Finalmente, como estes valores podem influenciar na construção de uma sociedade mais justa e humana.
Palavras-chave: universitários, ensino religioso, formação ética, moral e espiritual.
Abstract: This paper presents a study about importance of the religious teaching in the moral, ethics and spiritual formation of the students at Adventist Universities of Brazil. The importance of the religiosity will be sketched in the modern educators' vision and a historical picture of the religious teaching in Brazil since your discovery. What is legalized about the theme and your implications for the higher education institutions. It?s will also come a critical analysis of the philosophy education Adventist and of the curriculum of the religious matters adopted by the universities Adventist from Brazil. Finally, as these values they can influence in the construction of a fairer and human society.
Key-words: academicals, religious teaching, ethical, moral and spiritual formation.
Introdução
Todos os anos milhares de jovens se formam nas faculdades e universidades de nosso país e iniciam suas atividades nas respectivas áreas de atuação. Na passagem pela faculdade, cujo período de tempo varia de curso para curso, o discente recebe a formação acadêmica necessária para o exercício de uma profissão. Uma vez integrado à sociedade, já como profissional, sua atitude de ser ético ou não, de agir com honestidade ou desonestidade, dependerá, em grande medida, de sua formação moral, ética e espiritual. Estes valores são adquiridos no relacionamento familiar, na freqüência a alguma igreja, no círculo de amizades e principalmente no ambiente acadêmico onde esteve por vários anos.
Não há dúvidas de que estes jovens profissionais encontrarão uma sociedade destituída de valores; ou pelo menos, onde estejam em baixa. A mídia televisiva e impressa não se cansam de publicar e exibir cenas de desrespeito à vida e à dignidade. Um caso mais recente pode ser visto na experiência da estudante que foi insultada pelos colegas por usar uma minissaia durante uma aula na UniBan. Os insultos ocorreram no dia 22 de outubro de 2009, no campus de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Geise contou que, além dos alunos, ela foi recriminada por professores e funcionários da universidade.
Outro exemplo lastimável da falta de valores éticos e morais podem ser vistos nos meandros do poder por indivíduos que teriam a responsabilidade de governar e defender os valores morais legitimados pela constituição brasileira. Dinheiro em cuecas, meias, pagamento de propinas e mensalões, são episódios lastimáveis do dia-a-dia. O país sofre pela falta de moral e princípios em todos os segmentos.
Partindo do princípio de que a formação humana e retidão moral estão arraigadas na educação, como expressaram Lopes e Buemo (2007, p. 59):
[...] de tal modo que permite ao homem ser transformado em um novo ser, consciente, ético e, sobretudo verdadeiramente humano, a verdadeira educação torna imprescindível a ética [...] só é possível educação quando houver uma formação legitimamente voltada aos valores éticos.
Desse modo, a educação, se levada a sério, poderá ser uma poderosa ferramenta para ajudar na solução de problemas morais e éticos ora vistos em nossa sociedade.
Ensino Religioso no Currículo Escolar
Desde o processo constituinte de 1988, educadores/as de várias tradições religiosas constituíram o ensino religioso como sendo uma disciplina. Já em 1997, foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso, elaborados pelo Fórum Nacional Permanente do ensino religioso. Segundo Corazza (2001, p. 54),
[...] a razão de ser do ensino religioso, como disciplina escolar, fundamenta-se na própria função da escola, qual seja, o conhecimento e o diálogo. Como espaço de construção e socialização dos conhecimentos produzidos, a escola também deve disponibilizar o conhecimento religioso a todos e todas que a ele queiram ter acesso, embora não seja sua função propor a adesão e a vivência de tal conhecimento, enquanto princípio de conduta religiosa e confessional, já que esse princípio continua sendo atribuição de cada religião.
Visto dessa forma, o ensino religioso deve colaborar no aprofundamento da vida coletiva dos alunos para a vivência autêntica da cidadania. Segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), os blocos de conteúdo do ensino religioso são: Culturas e tradições religiosas, Escrituras Sagradas e/ou tradições orais, Teologias, Ritos e Ethos. Todos estes estabelecidos a partir da filosofia, história, sociologia, psicologia e tradições religiosas. O conhecimento ainda pode vir através de tópicos como revelações, narrativas sagradas, a exegese, as verdades de fé, os rituais, os símbolos, as espiritualidades, a alteridade, os valores, os limites éticos, etc.
Como podemos perceber, trata-se de um leque ainda complexo, contudo percebemos um caminhar em direção a uma nova compreensão da importância do conhecimento religioso para a formação do discente.
A pergunta que se pretende responder nesta pesquisa é: Quão fundamental é a formação religiosa na vida de um jovem para o exercício de sua profissão com honestidade e moralidade?
Compreender a influencia do Ensino Religioso para a formação do jovem profissional, bem como as consequências que este poderá trazer,
...