Definição de Teologia
Relatório de pesquisa: Definição de Teologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuceliaBarraca • 21/10/2013 • Relatório de pesquisa • 2.808 Palavras (12 Páginas) • 330 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
LUCÉLIA SILVA DE OLIVEIRA BARRACA
PAPER: O TEÓLOGO COMO UM FORMADOR DE OPINIÃO PERANTE A SOCIEDADE
HORTOLÂNDIA
2012
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
LUCÉLIA SILVA DE OLIVEIRA BARRACA
PAPER: O TEÓLOGO COMO UM FORMADOR DE OPINIÃO PERANTE A SOCIEDADE
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico do curso Livre em Teologia, Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
HORTOLÂNDIA
2012
SUMÁRIO
Introdução 3
Capítulo 1 - Definição de Teologia 4
1.1 O Papel das Escrituras Sagradas na Teologia 5
1.1.1 Concepções Teológicas 6
1.1.2 Diferenças entre as Principais Religiões Monoteístas 6
Capítulo 2 - Teologia do Antigo e Novo Testamento 9
Capítulo 3 - Momentos Históricos da Teologia x Teologia Atual 11
3.1 Pensamento Filosófico x Teologia
3.2 Teólogo Hoje
3.3. Evidências Científicas e Posturas Teológicas em relação ao Santo Sudário
Conclusão 14
Bibliografia 15
AA
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa não só colaborar com o crescimento e desenvolvimento dos cristãos que pretende buscar o conhecimento profundo a respeito de Deus, sua Palavra, de seu relacionamento com o homem e com o mundo, como também mostrar que a teologia está à disposição de todos e que cada vez mais torna-se imprescindível que o cristão seja um estudioso assíduo das Escrituras Sagradas, exercendo assim o fundamental papel de agente das Escrituras Sagradas perante a sociedade.
Com os aspectos a serem apresentados não só tornar-se-á claro a percepção de que além da necessidade de haver uma reciprocidade entre Deus e o homem baseada no conhecimento e discurso de Deus e na disposição do homem em escutar e crer nas Escrituras Sagradas, como também o surgimento de evidências sobre vários questionamentos acerca da existência das coisas espirituais em relação às descobertas como da astrofísica constituindo dessa forma uma impossibilidade de negar a existência de Deus o qual não pode ser visto a olhos humanos, exigindo de tal maneira que o teólogo seja um agente detentor e esclarecedor de muitas questões sobre Deus e Seus feitos.
CAPÍTULO 1 - DEFINIÇÃO TEOLOGIA
Teologia é o estudo sobre Deus e ou sobre as coisas de Deus. A Teologia aborda os seguintes temas:
1. Deus
2. Homem
3. Mundo
4. Salvação
5. Escatologia
A teologia ocorre em três principais linhas podendo esclarecer os diferentes períodos históricos, novas questões que foram surgindo, perguntas e respostas, forma de pensar da época em relação à cultura entre outros aspectos. É classificada em:
Quadro 1 – Classificação da Teologia
Época Ponto de Vista Ênfase
Teologia Patrística
Teologia Medieval
Teologia Reformada
Teologia Contemporânea
Teologia Arminiana
Teologia Calvinista
Teologia Católica
Teologia Barthiana
Teologia Libertação
Teologia Histórica
Teologia Bíblica
Teologia Sistemática
Teologia Apologética
Teologia Exegética
Etc.
Fonte: RODRIGUES, Profª Eliane Hubner da Silva e NASCIMENTO, Profª Josilene do. INTRODUÇÃO À TEOLOGIA.Curitiba:SGEC-IEQ,2011p.30-31-32
A teologia possui traços de ciência, no entanto está fundamentada nos princípios certos e nos princípios da palavra de Deus. Os principais traços de ciência são:
Criticidade
Sistematicidade
Dinamicidade
1.2 O Papel das Escrituras Sagradas na Teologia
Bíblia vem do vocábulo grego biblion ,que na prática denota qualquer tipo de documento escrito, mas originalmente aquele que foi escrito em papiro. A Bíblia diz a respeito especificamente aos livros que são reconhecidos como inspirados por Deus. A mensagem bíblica conhecida pela como história da salvação é uma mensagem de Deus para o homem, comunicada em vários momentos no decorrer da história ao longo da história até ser finalmente revelada em Jesus. Verifica-se três elementos comuns:
O Mediador do Concerto significa a salvação no qual Deus entrega seu filho Jesus Cristo para salvar seu povo;
A base do Concerto significa a graça de Deus pela qual seu povo corresponde ou não pelo ato de fé e obediência;
O
...