Dimensoes Humanas
Casos: Dimensoes Humanas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: NCARPI • 18/6/2014 • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 350 Visualizações
PESSOA HUMANA:
Ser pessoa é ser alguém, e não algo, e não coisa, e não mero elemento de um grupo qualquer.O homem é um ser social e está sujeito a uma organização caracterizada pela solidariedade entre o individual e o social.A pessoa humana é senhora de sí mesma e portanto tem liberdade. A liberdade manifesta-se da natureza do homem que o obriga a defrontar-se com a realidade. Aí o homem dispõe a sí mesmo, às suas tendências. A liberdade oferece a capacidade de escolher a si mesmo, de abrir-se ao mundo e ao outro percebendo sua essência.O desafio da pessoa humana, é a tentativa de construir um retrato atual da realidade em que vivemos. Para assim iniciarmos uma reflexão sobre a pessoa humana como “vocação”. No entanto, devemos considerar toda a dificuldade presente nessa proposta, uma vez que são diversos os “olhares” que buscam compreender tal realidade, daí a pluralidade conceitual.
SER HUMANO-UNIDADE E TOTALIDADE:
A pessoa é um indivíduo. Não se pode partir, nem se pode associar nada, porque é “unidade” e é “totalidade”.O ser humano é único, irrepetível , por isso é unidade. Uma unidade que se apresenta em três dimensões indivisíveis e inseparáveis: a biológica, a psicológica e a espiritual, formando assim o ser em sua totalidade. Compreender o humano é compreender sua unidade na diversidade e sua diversidade na unidade.A pessoa que é consciente de sua unidade e totalidade, compreende seu valor no mundo, e começa à entender o sentido da vida, da existência.
DIMENSÕES QUE COMPÕEM A PESSOA:
-a biológica ou física, a psicológica ou somática, a espiritual e a transcendente:
Dimensão biológica ou física: É o limite exterior da matéria que chamamos de corpo, o qual tem um aspecto particular, um modo de ser, de expressar, de comunicar. Sua importância é muito grande, porém, deve-se ter dimensão do valor real dele, para não usá-lo como forma de consumo na sociedade.
Dimensão psicológica ou somática: Relaciona-se à alma ou seja, o que dá vida, o que anima. Corpo e alma não se opõem mas exprimem o homem inteiro e se apresentam como duas substâncias independentes, porém, formando uma unidade.
É na alma que se vê a essência da pessoa humana; para se compreender é preciso se conhecer primeiro para se colocar na pessoa do outro.
Nossos tempos se caracterizam por aceitar e adotar os valores de um sistema ideológico e econômico predatório tendo como conseqüência o crescente aumento do individualismo e das formas superficiais de relacionamento com o outro, tornando-o um objeto. Assim, faz-se necessário valorizar mais a busca do auto conhecimento, para o outro.
Dimensão espiritual: A natureza da pessoa humana é espiritual. “A espiritulidade humana não é somente uma característica, mas algo que distingue o ser, que corresponde só a ele. Assim devido a essa dimensão maior , permite ao homem governar-se.O indivíduo é um ser facultativo, ou seja, que decide e escolhe, é um ser livre para fazer o que quiser. Sua conduta é ditada pelas decisões que pode tomar. Não se pode esquecer que liberdade implica diretamente a responsabilidade, ou seja, um ser livre deve ser profundamente responsável pelos seus atos.
Dimensão Transcendente: A transcendência está relacionada a valores e sentidos descobertos mais além de si mesmo.“ Quando o homem descobre a orientação que tomou para sua vida, quando descobre os valores que o inspiram e o sentido da vida, aí pode chegar a compreender-se como homem e tomar seu lugar na construção de uma sociedade mais justa, digna.”Criado à imagem e semelhança de Deus, o homem somente alcança a sua verdadeira e máxima felicidade quando responde fielmente ao seu chamado original, numa abertura a todas as dimensões
...