AS DIMENSÕES HUMANAS PRESENTES NAS AÇÕES COTIDIANAS
Por: CarlosSesti • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 4.539 Visualizações
AS DIMENSÕES HUMANAS PRESENTES NAS AÇÕES COTIDIANAS
O ser humano deve ser compreendido não de forma unidimensional, como apenas um ser biológico que interage com o meio a partir de sua massa corpórea ou de suas ações físicas que compreendem mudanças no espaço estrutural, também não se compreende como correta a forma clássica dos filósofos em criar um dualismo entre corpo e alma. Essas formas são refutadas pelos investigadores atuais da Antropologia Filosófica. Para se analisar melhor o ser humano, compõe-se hoje a proposta de que devemos enxerga-lo, e assim analisa-lo de forma mais abrangente observando-o em suas várias dimensões, divididas e extraídas como biológicas, psicológicas e espirituais, porém nunca reduzindo o ser humano a apenas uma delas.
No cotidiano da vida humana, essas dimensões são amplamente promovidas em atividades variadas que fazem com que o ser humano sempre exerça seu desenvolvimento. Dentre as atividades cotidianas destacam-se alguns eventos de grande proporção que facilitam a percepção e melhor extração para análise das dimensões humanas, como os “Jogos Olímpicos”, que é o maior evento esportivo do planeta.
As Olimpíadas, muitas vezes compreendidas como sendo apenas um estímulo para a competição física, ou seja, biológica, não aplica-se em desenvolver apenas as qualidades físicas dos atletas, muito além disso, comtempla um cenário humano vasto, muito maior do que apenas os que participam efetivamente das competições e muito mais amplo que apenas a dimensão biológica do ser, contendo em sua realização também o estímulo das capacidades dimensionais do espírito e da psique.
Com o preparo para a realização dos jogos olímpicos, além da superação física que se espera do atleta, é importante seu desenvolvimento psicológico para lidar com as dificuldades ligadas a cada treino, e muito do seu espírito de envolver-se com o tema, à fim de, com toda sua capacidade física, emoção e reação ao trajeto para a finalização do seu projeto pessoal de alcançar o melhor lugar da competição, ter seu desenvolvimento completo e equilibrado em todas suas dimensões. Treinar o corpo, superar dia após dia o cansaço físico, se reerguer ante a posição frustrante de ter mais dificuldades que êxitos em seus treinos, e com tudo isso ainda ambicionar o futuro pódio, ou medalha, estimula por completo o atleta e os envolvidos com ele.
Toda a competição, formada de pessoas sendo desenvolvidas, cidades, países e sociedades se modificando e se preparando para esse evento que acontece com intervalo relativamente grande entre suas edições, mostra, em macro escala como podemos avaliar atividades que promovem as dimensões dos seres humanos em nosso cotidiano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SCOPINHO, S. C. D. e DANIEL, E. Antropologia, Ética e Cultura: Material de apoio Centro Universitário Claretiano, 2013.
SANCHES, E. L. Material de apoio do curso de Licenciatura em História: Antropologia, Ética e Cultura. Claretiano Rede de Educação, 2014
...