Discipulado: As 10 principais dificuldades de um novo convertido
Por: jailtonsantos • 30/11/2016 • Monografia • 10.022 Palavras (41 Páginas) • 1.365 Visualizações
ÍNDICE
Seção 1 - DISCIPULADO 2
CAPITULO 1 – Você é um anjo da guarda 3
CAPITULO 2 – O que faz um anjo da guarda 4
CAPITULO 3 – Um tempo juntos 7
CAPITULO 4 – Cuidados no acompanhamento 9
CAPITULO 5 – O acompanhamento semana a semana 13
CAPITULO 6 – As 10 principais dificuldades de um novo convertido 19
CAPITULO 7 – A palavra chave do anjo da guarda 22
Seção 2 – CONSOLIDAÇÃO 26
CAPITULO 1 – Você nasceu de novo 27
CAPITULO 2 – Abandone as práticas do passado 31
CAPITULO 3 – Trate com o pecado 34
CAPITULO 4 – Consagre-se a Deus 40
CAPITULO 5 – Aprenda a perdoar 43
CAPITULO 6 – Aprenda a orar 46
CAPITULO 7 – Um tempo a sós com Deus 50
CAPITULO 8 – Tomando a Palavra como alimento 57
CAPITULO 9 – Como estudar a Palavra 62
CAPITULO 10 – Aprenda a crer 66
CAPITULO 11 – Aprenda a ofertar 73
CAPITULO 12 – A comunhão da família de Deus 77
Seção 1
Discipulado
CAPÍTULO 1 – VOCÊ É UM ANJO DA GUARDA
Nesta Lição você vai aprender:
- Por que é tão importante acompanhar um novo convertido
- O que é o “Anjo da Guarda”
- Como Deus vê os filhos mais velhos dentro da família
O que você sentiria se soubesse que uma mulher deu a luz a uma linda criança, mas que por algum motivo ela não pôde cuidar dele e abandonou-a, logo depois de nascer, ao relento, à própria? Imagine ainda que o lugar esta cheio de cães ferozes espreitando aquela criança e ela agora esta chorando de fome e solidão. Isso não o faz sentir-se revoltado? Mas a história ainda não acabou. Depois de chorar e gritar convulsivamente, por horas a fio, aquela criança entra num estado de prostação e tristeza. A fome e tamanha que ela tem alucinação de que está se alimentando. Se nenhuma fera a devorar, e certo que morrerá, lentamente, esquecida no mundo.
Você certamente está tomado de uma ira explosiva misturada com uma angustiante compaixão. Você está se perguntando: “Quem seria capaz de tamanha atrocidade e desumanidade?” A resposta a esta questão talvez o surpreenda, mas tal pessoa é você.
__ Mas eu nunca faria algo assim! Você diz.
__ Você fez, a cada vez que ignorou os bebês em Cristo que foram gerados na igreja.
__ Ah, bom! Mas, isso é completamente diferente; você replica. As coisas espirituais não são tão importantes assim.
Infelizmente, esse é o conceito da maioria dos membros da igreja. Para eles, basta pregar ou levar um visitante ao culto. Eles não veem o novo convertido como um bebê extraordinariamente frágil, que está exposto a todo tipo de cães espirituais e que necessita de urgentemente de alimento espiritual. Tal bebê espiritual, assim como o natural, necessita alguém para cuidar dele. Alguém que traga proteção, alimento, amor e aceitação.
__ Mas eu sou responsável por cuidar de meu irmão?
Esta foi exatamente a resposta que Caim deu a Deus lá em Gênesis. Deus perguntou a ele: “Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu guardador de meu irmão?” “Deus está nos perguntando: Onde estão os José’s, os João’s, as Maria’s,e os Pedro’s? Aqueles que foram feitos seus irmãos?” Espero que a sua resposta não seja como a de Caim.
Você e eu somos guardadores de nossos irmãos. Nós somos responsáveis por cada pequenino que se converte em nosso meio. Nós iremos prestar contas de todos os bebês espirituais que pereceram em nosso meio, simplesmente porque não houve quem guardasse suas vidas. Não seja como Caim que foi um homicida. Ignorar as necessidades espirituais de um novo convertido é ser um homicida espiritual. Você pode estar permitindo que eles pereçam pela eternidade.
No NT, temos muitos exemplos de irmãos que foram guardadores do rebanho. Talvez o exemplo mais marcante seja o de Ananias, que foi alguém que acolheu e guardou a vida do apóstolo Paulo nos seus primeiros dias de convertido. Ananias nem imaginava quão longe iria aquele novo convertido a quem estava consolidando. É possível que muitos desses novos que estão próximos de você hoje sejam os apóstolos das próximas gerações. Você já ponderou essa possibilidade? Você pode estar matando o mover de Deus na próxima geração, simplesmente por não guardar os que hoje são bebês em Cristo.
Já é tempo de mudar essa história. Estou convidando você para o relacionamento mais empolgante que você já tenha alguma vez experimentado. Estou convidando você para ser um “Anjo da Guarda” em nossa igreja.
__ Anjo da guarda? Mas o que vem a ser isso?
Eu sei que o nome parece estranho a primeira vista. Outras igrejas usam nomes diferentes para esta mesma função, tais como: consolidador, discipulador, ou pai espiritual. Nós escolhemos “Anjo da guarda” porque entendemos que traduz de maneira singela o que nos propomos a fazer: desejamos ser o s guardadores dos irmãos que nos foram confiados.
Ser um “anjo da guarda” é ser um amigo, um companheiro que estenderá a mão e sustentará o novo convertido nos primeiros passos da vida cristã. Você foi escolhido para esta tarefa fascinante!
CAPÍTULO 2 – O QUE FAZ O ANJO DA GUARDA
Nesta Lição você vai aprender:
- Como o trabalho dos anjos se parece com o trabalho dos filhos de Deus
- Quais são as principais atribuições do “Anjo da Guarda”
- Dicas práticas de como fazer o acompanhamento do novo convertido
A expressão “Anjo da Guarda” é de origem católica e refere-se ao anjo do senhor que se acampa ao redor dos que o temem pra guardá-los do mal. Isto de fato está na Bíblia, no Salmo 34:7 que diz que “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”.
...