Doutrinas Bíblicas
Por: Deni Rozário • 20/5/2017 • Trabalho acadêmico • 8.966 Palavras (36 Páginas) • 306 Visualizações
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DISCIPLINA
DOUTRINAS BIBLICAS
Faculdade e Seminário Teologico Nacional
Ensino a Distancia[pic 3]
CONCEITO GERAL
INTRODUQAO
Este Livro tem a finalidade de expor o mais simples do fundamento da fe crista. A palavra "doutrina" significa ensinamento. E nessas poucas paginas sintetizamos o maior numero possfvel de doutrinas bfblicas. Procuramos escrever de maneira simples e bem clara os ensinos, sempre bem acompanhados de versfculos bfblicos. Em nenhuma doutrina frisamos nossas ideias particulares, mas usamos a Palavra para expor a mais lfmpida verdade. Acreditamos que existem verdades[pic 4]
cristas que devem estar na mente e coragao de cada autentico servo de Deus.
A simplicidade desse trabalho e proposital, visto que nesses ultimos dias muitos estao se esquecendo da simplicidade que ha no verdadeiro evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Que a graga do Senhor nos ajude e que cresgamos nela com a ajuda do Espfrito Santo. Lembrando sempre a exortagao paulina: "Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenangas, como se vivesseis no mundo, tais como: nao toques, nao provem, nao manuseies (as quais coisas todas hao de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? As quais tem, na verdade, alguma aparencia de sabedoria em culto voluntario, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas nao tem valor algum no combate contra a satisfagao da carne" (Cl.2:20-23).
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Ensino a Distancia
A DOUTRINA DA TRINDADE[pic 5]
Trindade:
- O monotelsmo e uma verdade;
- A divindade do Pai, do Filho e do Esplrito Santo, tambem e uma verdade. Portanto, temos um unicoDeus, mas trespessoas.
A Bfblia Sagrada diz explicitamente que existe um unico Deus (Dt 6.4; Mc 12.29-32).
O apostolo Joao, conhecido como apostolo do amor, diz no Evangelho escrito por ele: Ora a vida eterna e esta: que conhegam a ti, o unico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (Jo 17.3).
Joao registrou essas palavras do Senhor Jesus Cristo, deixando claro que existe um unico Deus Verdadeiro, neste versfculo a expressao Deus Verdadeiro esta claramente associada a pessoa do Pai. Na declaragao do Senhor Jesus o Pai e o unico Deus Verdadeiro. Porem, o mesmo Joao que escreveu o Santo Evangelho que leva o seu nome, escreveu tambem na sua Primeira Epfstola Universal no capftulo 5 e versfculo 20: Tambem sabemos que o Filho ja veio, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que e verdadeiro. E estamos naquele que e verdadeiro, isto e, em seu Filho Jesus Cristo. Este e o verdadeiro Deus e a vida eterna. Essas palavras afirmam categoricamente a divindade de Jesus: Ele e o Verdadeiro Deus e a vida eterna.
Podemos observar que o mesmo Joao que escreveu no Quarto Evangelho, foi o autor da 1a Epfstola a que referimos. Assim sendo, ele atribui a palavra Deus Verdadeiro, tanto a pessoa do Pai, como a pessoa do Filho. Esses textos sao provas explfcitas de que o apostolo Joao conhecia a Unidade Composta de Deus, ou seja, a unidade de essencia de Deus como sendo unico e verdadeiro composto por pessoas, neste caso: Pai e Filho. Nao estou dizendo que o Pai seja o Filho, de maneira alguma, mas que o Pai e o Filho sao duas pessoas como o proprio Joao declara: Graga, misericordia, e paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serao conosco em verdade e amor (2 Jo 1.3).
Se o Pai e chamado de Deus Verdadeiro (Jo 17.3) e o Filho e chamado de Deus Verdadeiro (1 Jo 5.20), e o Espfrito Santo e chamado de Deus (Atos 5.3,4), e, em Isafas capftulo 43 versfculo 10 e 11 lemos:
Vos sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi, para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum havera .Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim nao ha Salvador; se existem tres pessoas chamadas na Bfblia de Deus
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Verdadeiro e ela nao admite outro deus ou Deus, senao o Deus unico, ou admitimos a pluralidade na unidade ou somos obrigados a admitir um politefsmo barato, insuportavel e grosseiro.[pic 6]
O Unicismo (Movimento que nega as pessoas da Trindade. Tambem chamado “so Jesus”.) tenta explicar o assunto desenvolvendo a teoria das tres manifestagoes. Seria um unico Deus Verdadeiro que se manifestara em tres formas, ora como Pai, ora como Filho, ora como o Espfrito Santo. Essa teoria unicista nao encontra sustentagao na verdade bfblica, ja que na Bfblia encontramos passagens deixando claro que sao pessoas distintas e nao meras manifestagoes (Jo 1.1-3; 8.16-18;
15.26).
O apostolo Joao diz: Quem e o mentiroso senao aquele que nega que Jesus e o Cristo? Esse mesmo e o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho (1 Jo 2.22). Embora esses versfculos foram escritos para proteger a Igreja do gnosticismo, nos ensina que nao podemos negar a personalidade das pessoas. Quem nega que Jesus e o Cristo, quem nega a personalidade do Pai e a personalidade do Filho e classificado como mentiroso, contrario a Cristo, ja que negar essas verdades bfblicas sao caracterfsticas da doutrina do espfrito do anticristo e nao do cristianismo ortodoxo.
Algumas seitas por nao compreenderem o misterio de Deus-Cristo, criaram uma teoria “racionalista paradoxal” negando a divindade de Cristo e a pluralidade na unidade divina (1 Tm 3.16).
Assim desenvolveram um sistema doutrinario peculiar, ou seja, a crenga em duas divindades, uma todo-poderosa, chamada de Jeova e outra menos poderosa ou apenas Poderosa, chamada de Jesus. Esse ensino caiu de vez no politefsmo, ou seja, a crenga em duas ou mais divindades. Algo que e impensavel na fe crista monotefsta. Bem diz o Credo Niceno ou Atanasiano: Pois da mesma forma que somos compelidos pela verdade crista a reconhecer cada Pessoa, por si mesmo como Deus e Senhor. Assim tambem somos proibidos pela religiao catolica (universal) de dizer: Existem tres deuses ou tres senhores.
A crenga num Deus eternamente subsistente em tres Pessoas: Pai, Filho e Espfrito Santo contemplam a realidade bfblica sem ferir o monotefsmo etico. Nao enveredamos para o politefsmo nem para a negagao das pessoas. Assim, a doutrina da Trindade nao e irracional e antibfblica como querem os grupos nao ortodoxos, mas e plenamente bfblica e verdadeira.
Temos, porem, de ter em mente que as seitas arianas nao conseguem dissociar a palavra Deus do Pai. Todas as vezes que dizemos que Jesus e Deus, elas, no seu complexo sistema de entendimento, acusam a ideia de que estamos confundindo o Pai com o Filho. As seitas arianas precisam entender que quando estamos falando de que Jesus e Deus, nao estamos dizendo que Jesus e o Pai que seja o Espfrito Santo. Mas o sistema de entendimento desenvolvido por essas seitas nao permite esse raciocfnio, e a primeira coisa que ouvimos delas quando falamos que Jesus e Deus, sao as seguintes indagagoes: “Se Jesus e Deus entao Ele orou para si mesmo? Se Jesus e
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