ESCOLA BÍBLICA DE DISCIPULOS
Por: Valdenio • 28/8/2017 • Ensaio • 1.450 Palavras (6 Páginas) • 706 Visualizações
IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR – CATEDRAL DA FÉ [pic 1]
MINISTÉRIO – PR. DAWISON ALVES PR.(a) ADRIANA ALVES
ESCOLA BÍBLICA DE DISCIPULOS
Segunda Doutrina – Batismo com o Espírito Santo
A segunda doutrina cardinal da Igreja do Evangelho Quadrangular é o Batismo com o Espírito Santo. Este Batismo é, para os cristão, uma das coisas mais importantes relacionadas a fé e a vida espiritual. É o revestimento de poder prometido por Jesus antes de subir aos céus (Lucas 24:49).
A REPRESENTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR
A pomba (emblema) representa o batismo com o espírito santo (Marcos 1:10-11) – Esse simbolismo está ligado, de certa forma aos Frutos do Espírito, citados em Gálatas 5:22 (amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança.
O rosto de leão (brasão) – Símbolo de Jesus Cristo, o batizador com o Espírito Santo, apresentado no Evangelho de João como filho de Deus.
A cor simbólica na bandeira – A segunda faixa da bandeira Quadrangular é amarela, ou ouro, a qual simboliza o fogo do Espírito Santo. Essa cor encontra-se em segundo lugar, assim como a doutrina cardinal, por que o Batismo com o Espírito Santo deve ser buscado com fervor por todos os que recebem a salvação. É através do poder espiritual desse batismo que o crente é edificado e fortalecido em todas as áreas de sua vida.
João Batista dizia a respeito de Cristo: Eu na verdade batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas, esse vos batizara com o Espírito Santo e com fogo. (Lucas 3:16; Mateus 3:11). Porém, em nenhum momento se cumpriu o que João Batista falará sobre batizar “com o Espírito Santo e com fogo” enquanto Jesus esteve na terra nenhum de seus seguidores recebeu essa promessa, pois o ministério do Espírito Santo iniciaria somente depois da ascensão de Cristo aos céus (João 7:37-39).
Jesus Cristo é quem batiza com o espírito santo – Jesus é quem providenciou e providencia que os crentes sejam “Selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1:13) Vários versículos testificam sobre isso (João 14:16; 15:26; 16:7).
A importância do Batismo com o Espírito Santo – Jesus ordenou aos discípulos que esperassem em Jerusalém até que fossem “revestidos de poder” (Lucas 24:49). Podemos entender isso em (Marcos 16:17) “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortifera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão. A importância desse batismo pode ser comprovada pelo simples fato de que Jesus fez questão de falar sobre isso em suas últimas palavras (Atos 1:4-9).
O Batismo com o Espírito Santo é para todos – No livro de Hebreus 13:8 encontramos que “ Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”. Este texto, que é o lema da Igreja do Evangelho Quadrangular, mostrar que Jesus não mudou e nem mudará. Ele permanece batizado com o Espírito Santo e continuará fazendo até a sua volta. Nenhum dos benefícios da cruz depende de merecimento daqueles que os recebem, do mesmo modo como a salvação estava direcionada a toda humanidade e a receber quem crê e aceitar a Jesus como seu salvador o Espírito Santo é para todos. Pedro confirma isso em Atos 2:38-39 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja Batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; por que a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”.
O Espírito Santo através da Bíblia – O Espírito Santo não é privilégio apenas dos salvos em Cristo Jesus. No velho testamento, encontramos vários Profetas e homens de Deus que foram cheios desse Espírito a fim de levar mensagens do Senhor ou serem usados por ele na operação de inúmeros milagres.
Atributos do Espirito Santo – O Espírito Santo possui características próprias, com as quais opera em nós, através de nós é por nós, de acordo com a vontade de Deus, e com a necessidade do momento.
- Saber – I Coríntios 2:10-11; João 14:26 (Este versículos mostram que o Espírito Santo conhece todas as coisas referentes a Deus e a Jesus Cristo).
- Querer -I Coríntios 12:11 (A ação do Espírito Santo na vida do homem se manifesta quando ele quer e não quando o ser humano determina.
- Amor – Romanos 15:30; Gálatas 5:22 (O Espírito Santo nos ama incondicionalmente).
- Clamor e Intercessão – Gálatas4:6; Romanos 8:26 (O Espírito Santo intercede por nós diante de Deus).
- Entristecer – Efésios 4:30 (O homem é inconstante em seus pensamentos e ações, por isso, tropeça em muitas coisas pelo caminho, incorrendo em erros e problemas).
- Santidade – I Coríntios 3:16-17 (Como seu próprio nome diz, o Espírito de Deus é Santo).
- Comunicação - Atos 13:2; 21:11; 28:25; Hebreus 3:7 (O Espírito Santo está sempre falando ao homem, mostrando o que este precisa fazer para continuar dentro da vontade de Deus).
Nomes do Espírito Santo – As escrituras citam o Espírito Santo por diversos nomes, dependendo do momento ou da necessidade do ser humano:
- Espírito de Deus – Genesis 1:2; Mateus 12:28; Romanos 8:9
- Espírito Santo – Isaías 63:10; Mateus 1:18
- Espírito de Cristo – Romanos . 8:9; I Pedro 1:11
- Consolador – João 14:16; 14:26; 15:26
- Espírito da Promessa – Efésios 1:13
- Espírito de Verdade – João 15:26
- Espírito de Graça – Zacarias 12:10; Hebreus 10:29
- Espírito de Vida – Romanos 8:2
- Espírito de Adoção – Romanos 8-15
Símbolos do Espírito Santo – As sagradas escrituras possuem diversos símbolos do Espírito Santo. Cada um deles possuem um significado diferente e que simbolizam as ações desse mesmo Espírito sobre a vida do homem.
- Fogo – Mateus 3:11; Lucas 3:16 (O fogo pode simbolizar a destruição, pois consome tudo em que ele toca como em Sodoma e Gomorra Genesis 19:24).
- Vento – Atos 2:2 (A sala onde os discípulos oravam e buscavam pelo revestimento do poder de Deus encheu-se com um “vento e tempestuoso”).
- Água – Êxodo 17:6; Ezequiel 36:25-27 (O Espírito Santo é a fonte da água da vida, vinda direta do trono de Deus para inundar nossas almas, limpando-as de todo pecado e saciando nossa sede de justiça).
- Selo – Efésios 1:13; II Timóteo 2:19 (O selo é um sinal de confiabilidade, como quando os reis enviavam mensagens com seu selo, os quais garantiram a procedência).
- Azeite – Êxodo 40:9; Levítico 8:30 (O azeite no velho testamento era usado para santificação dos objetos a serem usados no tabernáculo e do sacerdote. No Novo testamento simboliza a unção do Espírito Santo sobre os fiéis).
- Pomba – Mateus 3:16; Marcos 1:10 (Em relação ao Espírito Santo, podemos atribuir suas características aos frutos do espírito Gálatas 5:22).
Pecado contra o Espírito Santo – Existem dois versículos que mostram bem as consequências reais e definitivas para aqueles que pecam contra o Espírito Santo, é o único pecado onde não há perdão.
- Mateus 12:32 – “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”.
- Marcos 3:29; Lucas 12:10 – “Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo”.
Os salvos em Cristo podem cometer algumas falhas e pecados para os quais recebem a justa punição.
...