TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e religião

Artigo: Educação e religião. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Artigo  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO

Quando Cristo dizia “brilhe vossa luz” Ele falava da preparação da centelha divina em nós pelas mãos da educação moral que tem o poder de nos levar da brutalidade a ignorância a angelitude e perfeição.

Para que o ser humano reflita a irradiação celeste e demonstre seu próprio brilho é importante que se desenlace das trevas interiores através do trabalho constante. Existe um potencial de luz em nosso espírito aguardando o momento oportuno em que o burilamento pela educação o faça brilhar intensamente.

Falamos de uma educação que cultive a inteligência, que seja multiplicadora, que exalte o conhecimento e a bondade, o saber e a virtude, que não seja só intelectual, mas que seja consagrada ao bem, plasmada pela vontade, sem qualquer constrangimento possa burilar o coração elevando a alma para o verdadeiro conhecimento capaz de valorizar e transformar a vida em seu sentido real.

Este ideal não surgiu com o Espiritismo. É antigo. Sócrates, Platão já ensinavam de acordo com esses princípios. Jesus, que Orígenes chamava de o Pedagogo da humanidade, como verdadeiro Mestre, nos recomendou: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e tudo mais vos será acrescentado". Como o reino de Deus está em nós (Ele também nos ensinou), buscar o reino de Deus é buscar o desenvolvimento do Espírito, é evoluir. Assim, a medida que resolvemos o problema do Espírito, pela educação, todos os outros problemas se solucionam, naturalmente.

Mas esta educação para a transcendência, para um futuro que transcende a vida na Terra, só tem sentido se tivermos convicção de que a vida realmente continua depois da morte do corpo físico. O Espiritismo nos mostra que a morte é apenas transformação. Pelos fenômenos produzidos pelos Espíritos desencarnados, a Doutrina Espírita nos permite formar a convicção sobre a imortalidade. Agora não apenas cremos, e sim sabemos que a vida continua depois da morte do corpo material, porque as manifestações dos Espíritos nos esclarecem plenamente a esse respeito. Ainda há aqueles que alegam não saber e que afirmam, mesmo, ninguém ter voltado do outro mundo para dizer como é a outra vida. São pessoas que não querem saber, insistem em ignorar o fato. Só a lei do progresso, com o tempo, fará com que se modifiquem.

Na semente minúscula reside o germe do tronco benfeitor. No coração da terra, há melodias da fonte. No bloco de pedra, há obras-primas de estatuária. Entretanto, o pomar reclama esforço ativo. A corrente cristalina pede aquedutos para transportar-se incontaminada. A jóia de escultura pede milagres do buril. Também o espírito traz consigo o gene da Divindade. Deus está em nós, quanto estamos em Deus. Mas para que a luz divina se destaque da treva humana, é necessário que os processos educativos da vida nos trabalhem no empedrado caminho dos milênios. Somente o coração enobrecido no grande entendimento pode vazar o heroísmo santificante. Apenas o cérebro cultivado pode produzir iluminadas formas de pensamento. Só a grandeza espiritual consegue gerar a palavra equilibrada, o verbo sublime e a voz balsamizante.

Interpretemos a dor e o trabalho por artífices celestes do nosso acrisolamento. Educa e transformarás a irracionalidade em inteligência, a inteligência em humanidade e a humanidade em angelitude. Educa e edificarás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com