Ensaio do Filme Cidade de Deus
Por: Tales Sumekwa • 7/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.515 Palavras (7 Páginas) • 370 Visualizações
Filme ''cidade de Deus'' apresenta umas histórias trágicas de vários moradores de uma favela carioca, apelidada por Cidade de Deus. O diretor considera de expor durante todos filme, cotidianos das crianças, adolescentes e jovens-adultos que vivem e um contexto desarmonioso, envolvendo violência, drogas, roubos e guerras.
Dentro de um longa-metragem de 135 minutos, expressa histórias de vários garotos, exemplo; Dadinhos e Bené, cresceram naquele lugar, acompanhando e participando dos crimes, chegando a vida adulta sendo um grande criminosos , ou oposto; Buscapé, nasceu vivenciando tudo aquilo, mais não era o seu ideal. Por ser um filme hibrido (realidade e ficção) esclarece elementos essencial para uma análise do desenvolvimento da infância e da adolescência daquele cenário, principalmente os seus desdobramentos psicológicos.
Partindo de teorias da psicologia do desenvolvimento, podemos explica fenômenos que envolve o crescimento social, emocional, cognitivo e subjetivo das crianças e adolescentes da comunidade Cidade de deus. Este ensaio analítico propõe-se de analisar principalmente o desenvolvimento psicológico de Dadinhos (Zé Pequeno) e Buscapé, protagonistas principais do filme, que vivenciaram a mesma realidade, mas com objetivo diferente.
A narrativa da história do personagem Dadinho inicia quando tem aproximadamente 8 a 10 anos de idade, nasceu e vivenciou todo aquele contexto de infância na favela, levando admiração um grupo de roubo (trio ternura) ou até participando também dos crimes, mostrando desde cedo voracidade pelo o crime, levando esse mundo da maneira natural, como tivesse nascido pronto para aquele destino. Pelo lado teórico, esse período de infância é o momentos onde o sujeito estar no processo de construção de subjetividade com base nos exemplos que estiverem próximo.
Nas cenas do filme é observado que brincadeira da infância e trocado por crime e trabalho. Cidade de deus sendo um lugar de extrema pobreza, crianças inicia o trabalho bem cedo para garantir a sobrevivência, falta de oportunidade e assistência do estado em relação, elas obtém indiretamente o mundo do crime como oportunidade primária e de ''rápido resultado'' para conseguir sobreviver (exemplo serviço de aviãozinho, radio e etc.) também é visto que essa prática e um ideal de ''pureza'' para maioria daquelas crianças e adolescentes.
Nesse caminho, as maiorias das crianças daquele comunidade não são vistas como o oposto dos adultos, a falta de infantilidade, imaturidade, inexperiência e brincadeiras não são vista para elas, já nascem e logo em seguida e encaixada juntos aos adultos. Denominado por Áriès (1986) de adultos em miniatura, parecendo em tempos precedentes do século XVII , as crianças eram vistas e tratadas como pequenos adultos. Observando a narrativa da infâncias de Dadinhos, brincadeira diretamente com armas ou instrumentos criminosos simboliza e representar a realidade que ele convivem, imitando e criando histórias nas quais há grande preocupação em seguir essa sequência que ta alcance de sua realidade. Segundo Piaget as brincadeiras servem como um papel fundamental para que a criança possa se projetar nas atividades adultas, ensaiando papeis e valores. Pelo lado ao contrário Buscapé, moravam na favela, mas tava sempre turistando fora da favela, projetando uma outra realidade, criando um mundo subjetivo diferente dos outros.
Para analisar em detalhe o crescimento psicológico dos garotos, utiliza-se teoria do desenvolvimento psicossocial do alemão Erik Erikson que reparte desenvolvimento da subjetividade humana em oitos estágios, iniciando desde do primeiro ano de vida e vai até os últimos anos de vida, baseando no culturalismo e sempre enfatizando a importância dos efeitos sociais na formação da personalidade. Em contexto de explicação, os estágios e ganhado a cada período (infância, adolescência e adulto). As Narrativas dos personagens no filme e iniciada no quarto estágio (Diligência x Inferioridade), Segundo Erikson esse estágio inicia no faixa do seis anos de idade e vai até adolescência. Nas palavras de Rabello; Passos, 2008.
[...] Aqui, trata-se do controle da atividade, tanto física como intelectual, no sentido de equilibrá-la às regras do método de aprendizado formal, já que o principal contato social se dá na escola ou em outro meio de convívio mais amplo do que o familiar.
Com a educação formal, além do desempenho das funções intelectuais, a criança aprende o que é valorizado no mundo adulto, e tenta se adaptar a ele. Da idéia de propósito, ela passa à idéia de perseverança, ou seja, a criança aprende a valorizar e, até mesmo, reconhece que podem existir recompensas a longo prazo de suas atitudes atuais, fazendo surgir, portanto, um interesse pelo futuro. Nesta fase, começam os interesses por instrumentos de trabalho, pois trabalho remete à questão da competência. A criança nesta idade sente que adquiriu competência ao dedicar-se e concluir uma tarefa, e sente que adquiriu habilidade se tal tarefa foi realizada satisfatoriamente. Este prazer de realização é o que dá forças para o ego não regredir nem se sentir inferior. Se falhas seguidas ocorrerem, seja por falta de ajuda ou por excesso de exigência, o ego pode se sentir levemente inferior e regredir, retornando às fantasias da fase anterior ou simplesmente entrando em inércia'' (Rabello; Passos, 2008, p. 8).
Nessa fase, notável que personagem Dadinho não tem vínculo com escola, somente com social livre, enquanto Buscapé frequentavam a escola com método de regra formal, provavelmente teve um incentivo em parte, pelo competência e crença em suas habilidades. No período da adolescência dos garotos, passa pelo processo de mudança, se tornando mais subversivo, Dadinho sonha e ser dono todo sistema do trafico da favela, ser um bandido poderoso, enquanto Buscapé sonha em um emprego limpo (fotografia), para sair daquele lugar.
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