Resenha do Filme: Cidade de Deus
Por: NoeleR • 5/6/2018 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 599 Visualizações
No filme “Cidade de Deus”, somos apresentados a vida dos moradores da favela, de mesmo nome, que são influenciados desde pequenos a se tornarem criminosos.
A formação da Cidade de Deus, acontece graças a política de remoção das favelas do Governo do Rio de Janeiro, montando um conjunto habitacional, que futuramente iria se tornar uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, a “Cidade de Deus”. Com o tempo, as políticas públicas que conduziram à sua criação, cederam espaço a uma comunidade que cada vez mais ingressa na ilegalidade, tendo, como forma de sobrevivência as atividades da economia informal ou a ação do crime organizado. No filme fica claro a falta de uma força maior, o Estado. Os policiais eram totalmente corrompidos pelo dinheiro do tráfico.
Famílias desabrigadas que constroem suas vidas nas favelas, sob um contexto social de pobreza sem que, muitas vezes, percebam possibilidades concretas de transformações em suas realidades. Esse é um dos elementos mais impactantes do filme, a entrada muito cedo dos personagens na criminalidade. A ausência do poder estatal, fez crescer o denominado “poder paralelo”, deixando a comunidade a mercê dos traficantes e chefes das “bocas de fumo”. Tornando, realidade e até corriqueiro na vida dos moradores da comunidade, as guerras entre facções pelo controle do tráfico.
AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - AEVSF
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE PETROLINA - FACAPE
CURSO DE DIREITO
NATÁLIA SOARES DE SÁ
NOELE SAMARA DE SOUZA RIBEIRO
RESENHA SOBRE O FILME “CIDADE DE DEUS”
Trabalho apresentado pelas alunas à disciplina de Acesso à Justiça, Profª Mônica Alves Bessa, turno Vespertino, como critério de avaliação.
Petrolina - 2018
...