TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evangelho de João

Por:   •  27/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

O Evangelho de João contém uma série de afirmações de Jesus começando por “Eu Sou”. A maioria das afirmações tem a ver com os milagres que Jesus fez: “O Pão da Vida” (João 6:35), “A Luz do Mundo” (João 8:12; 9:5), “A Porta do Curral de Ovelhas” (João 10:7), “ O Bom Pastor” (João 10:11), “A Ressurreição e a Vida” (João 11:25), “O Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14:6), e a “Videira Verdadeira” (João 15:1). O texto de João ainda revela passagens que Jesus utiliza o nome divino “Eu Sou Quem Sou” (João 8:24,28; 13:19).

A história de Jesus no Evangelho de João se divide em duas partes: o trabalho público de Jesus e a última semana em Jerusalém. Antes de ser preso Jesus passa sua última semana em Jerusalém com os discípulos, preparando-os para o período em que se separará dos mesmos (Caps. 13-17). A missão de Jesus é completada em cinco fases: a prisão, seu julgamento, sua crucificação, sua morte, e sua ressurreição. O texto de João termina com a aparição de Jesus aos discípulos (João 21).

Entende-se que a máxima do Livro de João se dá quando Jesus é proclamado como “Salvador do Mundo” em João 4:42 e revelado como a “Luz” que ilumina todas as pessoas (João 1:9). Finalmente, outro ponto tão importante do Evangelho de João é quando Jesus é caracterizado como a própria revelação do amor de Deus por todo o mundo, conforme João 3:16 que descreve: “ Porque Deus amou o mundo de maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

Na tabela abaixo se realizou um breve exercício hermenêutico do Evangelho de João, capítulo 3, verso 16, proposto pelo professor da disciplina estudada no seminário IBECC. A tabela utilizada foi construída com os quesitos “Quem?; O que?; Para quem?; Por quê?; e Para que?, Com o objetivo de melhor auxiliar na análise do conteúdo proposto.

Tabela de Análise: Evangelho de João, capítulo 3, verso 16.

 

Quem?

O que?

Como?

Para quem?

Por quê?

Para que?

Deus

Amou o mundo de tal maneira...

...Que deu seu filho (único)...

...Para todos os que nele creem...

...Não pereçam...

...Mas tenham vida eterna.

Deus

Deus é Criador Amoroso que ama a humanidade e quer revelar seu amor.

Como Pai que se preocupa em mostrar aos filhos melhor “caminho” a seguir.

Para os que têm fé em Jesus.

Para que não sejam reprovados por viverem na incredulidade e no pecado, e morram física e espiritualmente e nessa condição.

Garantia de vida na eternidade com Deus através de Jesus.

Deus

De maneira grandiosa, com amor sem medida.

Como quem ama os filhos e dá prova do seu grande amor.

Para os que acreditam que ele é o Filho de Deus, o Messias enviado.

Por não reconhecerem Jesus como único Senhor e suficiente Salvador.

Para viver com Deus, o Pai, eternamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com