Fim e ou crise das ideologias e utopias
Por: jessica0901 • 18/5/2015 • Abstract • 283 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
No dia 19/09/2014, o grupo apresentou em sala de aula o texto: “Fim e/ou crise das ideologias e utopias”, foram abordados tópico e assuntos de interesses sobre o tema proposto.
A ideologia é um conjunto de idéias do individuo ou de um grupo, ela não é só reflexão e justificação, é também projeto. O que aproxima a ideologia da utopia é o fato da ideologia poder ser também outra função em relação à situação ou ao acontecimento. Quanto às utopias é mais fácil reconhecer que elas pertencem à estrutura mais profunda do ser humano, o homem é um eterno insatisfeito, pois o desejo o arranca do presente para projetá-lo num futuro que ainda não existe.
Foi abordado também que a partir da dimensão antropológica das utopias e ideologias que longe de chegar a um fim, elas passam por uma crise, e essa crise das ideologias e utopias participam da crise da modernidade. Como diz “Poul Ricoeur, que a crise de nosso tempo é pela primeira vez ilimitada, definitiva e sem saída”, para ele, o que parece caracterizar a melhor crise de nossa época, é de um lado a falta de um consenso numa sociedade dividida entre tradição, modernidade e pós-modernidade, de outro lado recuo geral das convicções, assim como a diminuição da capacidade de compromisso que esse recuo comporta ou o que é o mesmo, a retração geral do sagrado entendido como sagrado vertical ou horizontal.
Enfim, o grupo fez um bom trabalho e apresentação, demonstrando que para a crise das ideologias e utopias seja superada precisamos colocar o dedo nessa chaga de nossa realidade, ante a qual a ciência e qualquer tipo de ideologia ou utopia cientificista não podem mais pretender ter a solução definitiva.
...