Frango Aumento De Rpenços
Trabalho Universitário: Frango Aumento De Rpenços. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ddfdfd • 27/2/2015 • 868 Palavras (4 Páginas) • 1.864 Visualizações
ECONOMIA EMPRESARIAL - NPG1250
Título
Demanda e Oferta
Descrição
Análise do Mercado de Frango em 2003
Desenvolvimento
Em fins de 2003, a criação de gado americana viu-se atingida por casos da doença da vaca louca. Conquanto tenham sido ocorrências isoladas, comprometeram enormemente a exportação norte-americana de carne bovina. Tendo esse dado como base, leia com atenção os trechos da reportagem abaixo, divulgada no caderno Dinheiro da Folha de S. Paulo em 04/01/2004, e responda às questões seguintes, utilizando-se do instrumental e conceitos econômicos em suas justificativas.
Frango ganha espaço no cardápio
Toda vez que a carne bovina é colocada em xeque, cresce o consumo de frango. Essa opção é duplamente favorável ao Brasil. Primeiro, porque o país deve aumentar a participação no mercado externo. Segundo, porque a evolução do consumo de frango nos EUA deve empurrar para cima os preços do milho e do farelo de soja, principais componentes da ração. [...]
Cláudio Martins, diretor da Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango), diz que o impacto negativo sobre a carne bovina transfere consumidores para o frango. [...]
O Brasil abocanhou grandes fatias do mercado externo desde 1999, quando vários países tiveram problemas com sanidade animal. O crescimento anual está próximo de 20% há cinco anos, enquanto o mundial é de 4%.
[...] “o produtor não deve ser tomado por grande euforia”, diz Martins. Um aumento exagerado da produção vai desequilibrar o mercado e reduzir preços [...]”.
a) De acordo com a reportagem, a carne bovina e a carne de frango são consideradas bens complementares ou substitutos?
b) Explique, graficamente e em palavras, por que o aumento do consumo de frango pode causar um aumento no preço do milho.
c) Explique, graficamente e em palavras, o que ocorreu com os mercados de carne bovina e de frango.
d) Ainda pela reportagem, é possível verificar que o comprometimento das exportações norte-americanas pode beneficiar o Brasil ao permitir que os produtores brasileiros possam conquistar os mercados antes atendidos pela produção americana. No entanto, Martins alerta para que o produtor não seja tomado por grande euforia. Explique a razão que fundamenta essa posição, fazendo uso de gráficos de oferta e demanda.
e) Com relação à reportagem, é afirmado que o crescimento do consumo mundial de frango foi de 4%, nos últimos 5 anos. Considerando que o crescimento da renda per capita mundial, para o mesmo período, tenha sido de aproximadamente 3%, o que se pode dizer sobre elasticidade-renda da demanda por frango?
Produto / Resultado
a) A carne bovina e a de frango são bens substitutos. Isso pode ser provado pelos trechos “Toda vez que a carne bovina é colocada em xeque, cresce o consumo de frango” e “o impacto negativo sobre a carne bovina transfere consumidores para o frango”. Ou seja quando o preço da carne de bovina sobe, a demanda por carne de frango aumenta (produto alternativo e mais barato), se a demanda aumenta
...