INTRODUÇÃO À TEOLOGIA. Teologia e ciência
Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA. Teologia e ciência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lenirmiquilina • 11/4/2014 • Projeto de pesquisa • 439 Palavras (2 Páginas) • 564 Visualizações
FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS – FATECH
FRED ROCHA DOS SANTOS
TEOLOGIA E CIÊNCIA
Macapá
2014
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA
Trabalho apresentado a Coordenação do Curso Livre de Bacharel em Teologia da Visão Contemporânea – Programa GIBEOM como requisito avaliativo da disciplina de Introdução à Teologia, ministrado pelo Prof. Joezer Chagas.
Macapá
2014
Teologia e Ciência
Colocando o problema da Teologia como ciência, razão e materialismo, põe-se no invisível (fé), e a Teologia sem se colocar como senhora da razão, esse problema pode ser visto de várias formas, nos expondo, querendo respeito por inúmeras pessoas que tem fé no provável e no improvável. E assim, tentamos equacionar o problema.
1 – Visão Histórica do Problema.
A busca de cristãos por respostas, estava apenas começando por determinadas lideranças, pessoas com posições como Sto. Tomás, que estabelecia aparências entre as ciências.
Mas o modelo grego, tendo repelido, por não aceitar muito menos, crer em certos princípios, os mesmos por muitas vezes também, se deparavam com situações que fugia as suas concretas respostas, saindo da lógica para uma dedutiva. A Teologia que ser reconhecida, não como absoluta, mas como mais uma com o devido respeito. Porque não se pode ter Teologia sem fé.
2 – Teologia Racional
O cristão, deve se modelar a cada época, em que se vive, não abstendo-se da cultura e leis, mas tendo como base, a fé e a palavra de Deus.
Tanto Teologia quanto Ciência, não podem se acharem superiores, a ponto de assoberbarem. Para que a ciência não creia que pode resolver todos os problemas, do homem sozinha, e a Teologia, reconhecer que o homem é insuficiente e simplesmente, se inserindo no cenário das ciências.
3 – Teologia e Sabedoria
Para Sto. Tomás, não só tem que se firmar a Teologia, mas principalmente porque a sua base é a própria sabedoria transcendente e capaz de julgar humanos.
Evidentemente, vivemos dias em que se tem fé em coisa palpáveis e visíveis, diferentemente, a Teologia é reconhecida pela prática da revelação bíblica-cristã, não só ler por ler, e sim, intimidade com o transcendente permanente e sólido.
A sabedoria divina revela na Bíblia, sem se achar a maior e melhor, tendo como base, fé a Deus, para a salvação do homem.
4 – Teologia como Saber Popular
A fé em Deus e a Teologia, não podem ser apenas para entendedores, mas habilidosos, não se pode limitar e principalmente, restringir-se os ensinos a rols e em quatro paredes numa igreja,
...