TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITQ - Metodologia Do Trabalho Acadêmico

Por:   •  11/4/2025  •  Trabalho acadêmico  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Qual a diferença entre a pesquisa simples e a aplicada?

Pesquisa simples ou básica e pesquisa aplicada são formas e classificar a pesquisa científica quanto a sua natureza, ambas as formas de pesquisas são importantes para o progresso da ciência e do ser humano.

A pesquisa simples tem o objetivo de gerar novos conhecimentos que sejam úteis para o avanço da ciência, a principal meta é o saber, satisfazer uma necessidade intelectual por meio do conhecimento; nesse tipo de pesquisa, não há aplicação prática prevista.

A pesquisa avançada, por sua vez, tem objetivo de gerar conhecimento para o avanço da ciência, mas em assuntos e problemas especificamente práticos, onde a principal meta é contribuir para fins práticos, e por isso busca soluções pra problemas concretos.

A pesquisa básica tem como objetivo gerar conhecimentos novos que sejam úteis para o avanço da ciência. Nessa pesquisa não há aplicação prática prevista, a meta principal é o saber, para tanto, busca-se a satisfação de uma necessidade intelectual por meio do conhecimento.

A pesquisa aplicada ao contrário da pesquisa básica tem como objetivo gerar conhecimentos para o avanço da ciência, em assuntos e problemas especificamente práticos. A meta principal do pesquisador está em contribuir para fins práticos que sejam mais ou menos imediatos, por isso ele busca soluções para problemas concretos.

Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada são fundamentais para o progresso científico e humano, elas não se excluem nem se opõem e podem ser classificadas metodologicamente em muitos tipos.

2 - Descreva como as pesquisas podem ser classificadas quanto aos procedimentos.

Os procedimentos tratam da forma de coletar os dados, pois toda pesquisa implica em levantamento de dados, em que se utiliza de dois processos: documentação direta (no próprio local onde ocorrem os fatos ou fenômenos) ou indireta (por meio de fontes coletadas por outras pessoas).

As pesquisas podem ser classificadas quanto aos procedimentos técnicos de coletas da seguinte forma:

Pesquisa bibliográfica – elaborada a partir de material já publicado (exemplo: jornal). Esse tipo abrange toda bibliografia já publicada em relação ao tema, a fim de conhecer as contribuições já feitas sobre aquele assunto.

Pesquisa documental – elaborada a partir de materiais que não foram analisados, restrita a documentos, fontes primárias.

Pesquisa experimental – uma ou mais variáveis são manipuladas e a influência das variáveis não pertinentes ao problema de pesquisa é reduzida ao mínimo, cujos experimentos podem ser de laboratório ou campo.

Levantamento – pesquisa que envolve interrogação direta de pessoas

Estudo de caso – pesquisa que envolve estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, o que permite conhecimentos amplos e detalhados

Pesquisa participante – envolvimento entre pesquisador e pesquisados, promove participação de todos, adentrando na cultura e mundo dos sujeitos da pesquisa

Documentação direta: os dados são extraídos do local onde ocorrem os fenômenos/ fatos (pesquisa de campo, pesquisa de laboratório) ;

Documentação indireta: o levantamento dos dados ocorre por meio de fontes de dados coletados por outras pessoas, e divide-se em pesquisa documental [a fonte de dados é primária] e pesquisa bibliográfi ca [a fonte de dados é secundária].

3 - O que é planejamento de pesquisa e como pode ser realizado?

Todo trabalho a ser desenvolvido deve ser planejado para que os objetivos propostos sejam atingidos de forma eficaz, esse planejamento pode ser dividido em duas atividades: pré-projeto e o projeto.

Um planejamento de pesquisa é a estratégia para um estudo e o plano pelo qual a estragegia deve ser desenvolvida. O pesquisador deve determinar se a pesquisa será exploratória, descritiva ou explicativa; se a pesquisa será quantitativa ou qualitativa; se a pesquisa usará fontes primárias ou secundárias; se a pesquisa será de campo ou laboratório.

O PRÉ-PROJETO é a primeira atividade de planejamento, e pode ser dividida em 5 passos básicos:

1 – escolha do tema – considerar 3 características básicas: tema precisa atender gosto pessoal; deve ser importante, útil pra sociedade ou ciência ou escola; deve ter fontes de dados pra ser pesquisado.

2 – revisão de literatura – depois de escolhido o tema, pesquisador deve procurar materiais escritos sobre ele

3 – problematização – transformar necessidades humanas em problemas de pesquisa, utilizando de um “questionário” como instrumento de problematização

4 – seleção ou delimitação – escolher parte do problema pra estudar em profundidade

5 – geração das hipóteses – lança-se uma afirmação a respeito do desconhecido com base em algum conhecimento já construído, hipótese é gerada ao juntar conteúdo da pergunta com conteúdo da resposta.

O PROJETO DE PESQUISA é o planejamento de pesquisa, ele faz a previsão e a provisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com