Igreja Estratégica para Implementação do Projeto
Tese: Igreja Estratégica para Implementação do Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaime_Machado • 14/1/2014 • Tese • 823 Palavras (4 Páginas) • 341 Visualizações
Trabalho de Estratégia Missionária.
Projeto de Estratégico Implantação de Igreja.
Introdução:
Neste projeto estratégico estarei apresentando os objetivos gerais e específicos, bem como a metodologia para implantação igrejas focadas na visão da teologia integral.
A Teologia da Missão Integral é uma vertente teológica evangélica desenvolvida na América Latina. Para a teologia da missão integral, a dignidade humana, o cuidado com o meio ambiente e a luta contra a forma de opressão e injustiça são aspectos indissociáveis da mensagem do Evangelho.
Segundo a teologia da missão integral, Deus criou o mundo como expressão do seu amor, sendo o ser humano feito à imagem e semelhança de Deus e incumbido por Deus para cuidar da sua criação. O pecado é a atitude deliberada da humanidade de resistir a este propósito. E Jesus, portanto, veio reconciliar o ser humano com Deus e assim, restabelecer o propósito de Deus para a humanidade e toda a sua criação, por meio daqueles o tendo conhecido, escolheram incorporar o convite de o seguir, tornando-se co-responsáveis pelo cumprimento do plano de fazerem o convite chegar a todos e a cada um ser humano indistintamente, em todos os lugares.
A teologia da missão integral, portanto, não se restringe à relação entre Deus e o individuo, mas contempla também a transformação das relações humanas e das relações dos seres humanos com o meio
A teologia da missão integral entende a evangelização como a anunciação do reino de Deus para o homem integral entendendo-o não apenas na visão escatológica, mas como objeto máximo do propósito divino no presente, não descartando o seu destino futuro. Ultrapassa a visão da teologia da libertação no seu enfoque apenas social. Para a teologia integral, a conversão do homem deve levá-lo ao conhecimento de sua identidade e propósito existenciais; a partir daí, a igreja evangelizadora torna-se então a agência responsável pela instrumentalização deste novo homem para o cumprimento pleno de sua vocação: ao homem doente a igreja deve promover-lhe a saúde dentro de suas possibilidades, para o homem indouto a igreja tornar-se-á agencia promotora de formação e informação e assim por diante. Logo, desde o seu nascedouro, essa nova igreja não apenas é implantada, mas também emerge da necessidade da alma humana da dignidade coletiva... de um meio-ambiente mais saudável para si no todo.
Etapa 1
a) Analisar as ameaças e oportunidades no seio da comunidade alvo (diferentes tipos de manifestações religiosas, presença de ideologias que podem significar resistência inicial às pregações e ações dos proclamadores do Evangelho, identificar necessidades que podem ser resolvidas e traduzir o plano de dignidade de Deus para a comunidade, identificar todos os tipos de ações possíveis de serem diretamente executadas através da mobilização da própria comunidade);
b) Analisar os pontos forte e pontos fracos da equipe de evangelizadores (ações necessárias, mas que não podem ser operacionalizadas por causa do perfil da equipe evangelizadora; identificar os recursos existentes dentro da equipe ou que podem ser mobilizados nas igreja promotora e que são possíveis de serem operacionalizados na comunidade alvo em ações específicas, mesmo que pontuais).
Etapa 2
Objetivo geral: Suscitar e consolidar uma comunidade de confissão e DNA evangélicos cuja relevância das ações horizontais e relação vertical a identifique para os não engajados como uma comunidade do reino de Deus entre os homens.
Objetivo específico: Estabelecer meios de comunicação com a comunidade alvo e de forma sistemática demonstrar através da Escrituras o propósito divino e disposição divinos de Deus em que todos os homens tenham uma digna existência terrena, enquanto caminham para uma existência escatológica
...